segunda-feira, 17 de agosto de 2015

IFMA INICIA PERÍODO DE SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO

Por: O Imparcial
Por: O Imparcial
No período de 17 a 28 de agosto, os campi do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) receberão as solicitações de isenção de pagamento da taxa de inscrição (R$ 20), correspondente ao processo seletivo unificado para a admissão de alunos nas turmas de 2016 dos cursos de educação profissional técnica de nível médio.
Poderão requerer isenção do pagamento da taxa de inscrição os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico (Bolsa Família, PETI, entre outros), com perfil de renda de até meio salário mínimo per capita (por pessoa) ou renda familiar total de até três salários mínimos.
Para concorrer às vagas de isenção, os interessados deverão preencher (durante o período indicado acima) o Formulário Eletrônico de Solicitação de Isenção, disponível no site do IFMA (www.ifma.edu.br/), declarando ser membro de família de baixa renda. Mas as inscrições também poderão ser feitas presencialmente nos próprios campi, das 9h às 18h, nos dias úteis, através do Formulário de Solicitação de Isenção (anexado ao Edital). Não será aceita solicitação por meio dos Correios, fax ou e-mail.
De todo modo, o candidato deverá indicar nos formulários os números de CPF, RG, identificação social (NIS) atribuída pelo CadÚnico, cidade de realização da prova e onde deseja estudar, o curso a que pretende concorrer, bem como o sistema de cotas correspondente (egressos de escolas públicas ou pessoas com deficiência). Os documentos que comprovem a situação de carência socioeconômica declarada deverão estar disponíveis, pois poderão ser solicitados a qualquer tempo.
O IFMA encaminhará os pedidos de isenção ao órgão gestor do CadÚnico, o qual decidirá sobre a concessão, após conferir as informações cadastradas. Qualquer divergência entre as informações fornecidas pelo candidato e os registros do Cadastro acarretará na negação do pedido de isenção, com possibilidade de eliminação do processo seletivo. Ressalte-se que o número de vagas à isenção de taxa no processo seletivo 2016 corresponde a quatro vezes (400%) o total de vagas abertas em cada campus do IFMA, por forma de curso técnico de nível médio.
A relação dos candidatos com pedido de isenção deferido será divulgada em 9 de setembro, no site do IFMA e nas dependências dos campi e núcleos avançados, concedendo-se prazo de dois para interposição de recurso. Os que tiverem seu pedido indeferido deverão fazer nova inscrição, e efetuar o pagamento da taxa de R$ 20.
Processo Seletivo 2016
No último dia 10 (segunda-feira), a Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) do IFMA lançou o Edital n° 30, contendo as normas e os procedimentos para a realização das inscrições, seleção e classificação dos candidatos ao processo seletivo 2016. No total, serão oferecidas 4.360 vagas em 18 campi do Instituto, na capital e interior.
Para 2016, o processo seletivo do IFMA vai abranger 31 cursos nas formas integrada (disciplinas do ensino médio regular e curso profissionalizante no próprio campus), concomitante (curso profissionalizante para alunos que já cursam o ensino médio em outras escolas) e subsequente (cursos profissionalizantes para quem já concluiu o ensino médio).
O período de inscrição para o processo seletivo 2016 será de 10 a 30 de setembro, e a realização da prova no dia 29 de novembro.

ENEM 2014

O IFMA destacou-se como a escola pública melhor posicionada no ranking de instituições de ensino maranhenses que participaram do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2014). De acordo com os dados do Enem por escola, divulgados no dia 5 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dentre as unidades escolares da rede pública, nas esferas municipal, estadual e federal, os campi do IFMA em Imperatriz e São Luís (Monte Castelo) obtiveram as melhores médias de desempenho no Maranhão, na redação e nas provas objetivas de todas as áreas de conhecimento que compõem o exame. Nas demais cidades com presença do Instituto, diversos campi também se destacaram entre as melhores colocações (1º e 2º lugares) na avaliação do Inep.

Nenhum comentário:

Postar um comentário