sexta-feira, 12 de julho de 2019

LIVRO SOBRE O RIO ITAPECURU É LANÇADO POR PESQUISADORES MARANHENSES

Imagem: JMTV (Mirante)
Organizado pelo Professor Leonardo Soares, do Departamento de Oceanografia e Limnologia da Universidade Federal do Maranhão, em parceria com o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), representado por Yata Anderson Gonzaga, professores da UFMA participam de publicação sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru, no e-book “Mais Itapecuru: subsídios ao planejamento e à gestão de recursos hídricos”, que será lançado nesta quinta-feira, 11, às 17h, no auditório do IMESC, localizado no Renascença II.

O projeto foi proposto pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) e produzido em parceria com 28 pesquisadores da comunidade acadêmica maranhense dedicados ao estudo do tema.

A Bacia do Rio Itapecuru abrange 56 municípios do Maranhão, contabilizando mais de 1,2 milhão de habitantes, em uma área de 53.216,84 km², o que representa 16% da área do estado. Dividido em sete partes, o livro faz uma ampla análise da grandiosidade e da importância ambiental, social e econômica da Bacia do Itapecuru para o estado. 

A publicação, a ser disponibilizada gratuitamente no site do IMESC, conta com sete capítulos, que mapeiam as características da Bacia do Rio Itapecuru, levando em consideração desde a legislação referente à gestão de recursos hídricos, passando por aspectos físicos, naturais, geológicos, territoriais e econômicos, constituindo-se como importante obra de referência para a gestão dessa importante bacia hidrográfica maranhense. 

Professor da UFMA (Oceanografia) Leonardo Soares
O professor do DEOLI-UFMA Leonardo Soares, um dos organizadores do livro, explica que “o projeto 'Mais Itapecuru' aborda, de forma inédita, um conjunto de estudos técnico-científicos para uma bacia hidrográfica genuinamente do Estado do Maranhão”. O professor pontuou, ainda, que a obra foi organizada com a participação de pesquisadores especializados de diversas instituições do Brasil.

O lançamento do livro contará com a participação do Secretário de Estado de Programas Estratégicos (SEPE), Luis Fernando Silva; do Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), Rafael Carvalho Ribeiro; de representantes da FAPEMA, além de professores das instituições que contribuíram para a produção do e-book.


Conheça a obra:

O livro está dividido em sete capítulos: 

1 - “Planejamento, governança e gestão de recursos hídricos”;
2 – “Aspectos normativos da gestão integrada de recursos hídricos no direito brasileiro e no Estado do Maranhão”;
3 – “Aspectos socioeconômicos da Bacia do Itapecuru, Maranhão”;
4 – “Análise espacial da dinâmica de uso e cobertura da terra da Bacia Hidrográfica do Itapecuru, MA”;
5 – “Avaliação morfométrica da Bacia Hidrográfica do Itapecuru, MA”;
6 – “Aplicação de um modelo para aferição do risco ao patrimônio arqueológico na Bacia do Itapecuru, MA: Conhecimento e Zoneamento”;
7 – “Os Sítios com Registros Rupestres na Bacia do Itapecuru: interfaces entre a espeleologia e a arqueologia”.

Fonte: Portal UFMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário