segunda-feira, 22 de julho de 2019

DE FATO FLÁVIO DINO DO MARANHÃO É O PIOR GOVERNADOR DO NORDESTE

Resultado de imagem para bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste domingo, 21, não temer visitar a região Nordeste devido às críticas que fez na sexta-feira, quando ele chamou a região de “paraíba” e disse que não devia ter “nada” para o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). Ele afirmou ainda que o Nordeste é sua terra e que ele pode andar por qualquer lugar do território brasileiro.

Sobre a possibilidade de visitar o Maranhão durante o seu governo, Bolsonaro afirmou que, se tiver um evento, iria. “Devo estar! Se tiver um evento, por que não? Agora, o governo que mais dispensou recursos para o Nordeste fui eu até agora, apesar dos dados e do contingenciamento”, disse.

Questionado por jornalistas se poderia pedir desculpa, ele se irritou. “Ah, meus Deus do céu! Ficaram? Quem ficou ofendido? Quem?”, disse. “A Bahia é Brasil. Sem problemas. Sou amigo do Nordeste, poxa! Se eu tenho um problema no Sul não se fala região Sul, Centro-Oeste e Norte. Por que essa história? Vocês mesmos da mídia querem separar o Nordeste do Brasil. O Nordeste é Brasil, é minha terra e eu ando qualquer lugar do território brasileiro”, afirmou Bolsonaro, que foi interrompido por palavras de apoio dos populares.

Na sexta-feira, microfones da TV Brasil captaram trecho de conversa reservada do presidente com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, durante café da manhã com jornalistas da imprensa estrangeira. “Daqueles governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão ; tem que ter nada com esse cara”, afirmou ele ao aliado. Alvo de críticas de nordestinos, incluindo artistas e políticos, Bolsonaro destacou mais tarde que se referia apenas a Flávio Dino, governador do Maranhão, e João Azevêdo, da Paraíba.

Indagado neste domingo sobre os governadores terem ficado ofendidos com a crítica, Bolsonaro mostrou incômodo com a polêmica.

Em seguida, o presidente perguntou às pessoas que estavam no local:

— Tem algum nordestino ofendido aí?

As pessoas presentes gritaram que não. Em seguida, o presidente enfatizou a pergunta:

— Atenção imprensa, tem algum nordestino ofendido comigo aí? (Pessoas gritaram “não”). O problema é que eu falei que o pior governador do Nordeste é o Flávio Dino [do Maranhão]. O pessoal está brigando dizendo que não é, que tem outros piores que ele lá.

Pela manhã, Bolsonaro recorreu ao Twitter para comentar o episódio e aproveitou para atacar um general que o havia criticado pelo comentário sobre “governadores de paraíba”.

“Daqueles GOVERNADORES… o pior é o do Maranhão’. Foi o que falei reservadamente para um ministro. NENHUMA crítica ao povo nordestino, meus irmãos. Mas o melhor de tudo foi ver um único general, Luiz Rocha Paiva, se aliar ao PCdoB de Flávio Dino, para me chamar de antipatriótico. Sem querer descobrimos um melancia, defensor da Guerrilha do Araguaia, em pleno século XXI”, escreveu o presidente na rede social. O Globo e Estadão.

Por John Cutrim

Nenhum comentário:

Postar um comentário