segunda-feira, 27 de maio de 2019

ESTUDOS DE 6 DÉCADAS SOBRE O PLÂNCTON RELATAM O AUMENTO DE RESÍDUOS PLÁSTICOS NOS OCEANOS

Revistas escritas nos anos 50 mostram como o problema plástico cresceu para uma emergência global


Briozoários, nudibrânquios, caranguejos e cracas vivem em uma garrafa de plástico transparente no oceano. Foto: Justin Hofman / Greenpeace / PA
Um tesouro de dados que mostra quando o Atlântico começou a engasgar com plástico foi descoberto nos livros de registro manuscritos de um estudo de plâncton pouco conhecido, mas obstinadamente persistente, que remonta a meados do século passado.

Do cordão de pesca encontrado no oceano nos anos 50, até a primeira sacola em 1965, reflete como o problema do lixo marinho cresceu de pequenos incidentes, em grande parte ignorados, para se tornar uma questão de preocupação global.

O conjunto de dados único, publicado na Nature Communications , é baseado em registros de plâncton contínuo , um dispositivo de amostragem marítima em forma de torpedo que foi rebocado por mais de 6,5 milhões de milhas náuticas do oceano nos últimos 60 anos.

Baseada primeiramente em Hull, depois em Edimburgo e Plymouth, o programa de longa duração foi inicialmente projetado para coletar o plâncton pelágico, que é um indicador da qualidade da água e também uma fonte de alimento para as baleias e outras espécies marinhas.

Mas as operadoras também mantiveram uma trajetória em gráfico e contrariedade de complicações que interromperam seu trabalho: o que capturou o equipamento, onde aconteceu e quando. Isso se revelou uma valiosa fonte de dados sobre resíduos plásticos, de acordo com pesquisadores contemporâneos.

A quantidade de plástico recuperada durante o estudo do plâncton aumentou significativamente nas últimas décadas

"Esta série temporal consistente fornece alguns dos registros mais antigos de entrelaçamento de plástico e é a primeira a confirmar um aumento significativo de plásticos oceânicos nas últimas décadas", observa o documento.

O início do problema foi tão lento que mal foi notado. O registro mostra cordões de barbante de pesca encontrados na costa leste da Islândia em 1957, depois uma sacola de carga nas águas a noroeste da Irlanda oito anos depois. O jornal afirma que isso ocorreu alguns anos antes dos primeiros relatos de tartarugas e aves marinhas sendo enredadas em plástico.

Nas décadas seguintes, o problema cresceu de forma constante. Nos anos 50, 60 e 70, menos de 1% dos reboques foram afetados por emaranhamento com materiais sintéticos. Na década de 90 era quase 2%, e na primeira década deste século o aumento “foi em ordem de grandeza”, segundo o jornal. A figura agora está pairando em algum lugar entre 3% e 4%.

Quase metade das interrupções são causadas por redes, linhas e outros equipamentos de pesca descartados. Outros objetos de plástico respondem pelo resto. O jornal disse que isso destacou os perigos para a vida marinha, porque o dispositivo de amostragem foi rebocado por balsas e navios de contêineres a uma profundidade de cerca de 7 metros, onde muitos peixes e mamíferos marinhos podem ser encontrados. O número de enredos foi particularmente alto no sul do Mar do Norte, mas os autores disseram que o problema era evidente em uma grande variedade de oceanos.

Mais da metade do plástico recuperado era de linhas de pesca e redes descartadas

Clare Ostle, da Associação Biológica Marinha de Plymouth, disse: “A mensagem é que o plástico marinho aumentou significativamente e estamos vendo isso em todo o mundo, mesmo em lugares onde você não gostaria, como a Passagem do Noroeste e outras partes do Ártico.

Ela foi encorajada sobre que o número de sacolas capturadas pelo equipamento parecia ter se estabilizado nos últimos anos, e especulou que isso pode ser um resultado do aumento da conscientização dos consumidores. Mas ela alertou que os dados não têm uma correlação precisa com a quantidade de plástico no oceano e que é melhor encarar como um guia para tendências gerais.

Esta é a segunda vez que o gravador de plâncton contínuo fornece dados essenciais sobre o plástico marinho. Desde 2004, as amostras foram analisadas retrospectivamente para microplásticos , revelando um aumento significativo de 1960-1970 para 1980-1990.
Propaganda

Ostle disse que o registrador de plâncton - que está em funcionamento desde 1931 - continuou a produzir novos dados importantes porque oferecia um cronograma mais longo do que outros estudos mais sofisticados.

"Eu fui inspirada pela história, o legado de todas as pessoas envolvidas", disse ela. "É impressionante quando você considera como eles mantiveram isso por tanto tempo em face de muitos desafios."

A operação de amostragem quase entrou em colapso como resultado de cortes do governo nos anos 80, quando o monitoramento desse tipo estava fora de moda. De acordo com uma história do projeto , “foi considerada uma ciência fraca, semelhante à coleta de selos”.

Os cientistas por trás disso continuaram, no entanto, a modernizar os procedimentos, e o valor do projeto agora é reconhecido.

Extraído de: Support The Guardian 

Nenhum comentário:

Postar um comentário