sexta-feira, 17 de maio de 2019

DEPUTADOS VISITAM COMPLEXO DE EXPLORAÇÃO DE GÁS NATURAL NO MARANHÃO


O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, Fábio Macedo (PDT), acompanhado dos deputados Arnaldo Melo, Zito Rolim e Ciro Neto, realizaram nesta quinta-feira (16), uma visita ao Complexo Parnaíba da Empresa Eneva na cidade de Santo Antônio dos Lopes. O objetivo foi conhecer as operações da exploração do Gás Natural e levar as informações para a audiência pública que acontece na próxima semana, 22 de maio.

Durante a visita, os parlamentares visitaram as instalações do Complexo, onde puderam conhecer um pouco do processo de exploração do Gás Natural e também se reuniram mais uma vez com a direção da Eneva, afim de aprofundar mais as discussões sobre o uso do Gás como combustível veicular no Maranhão.

No local, a comitiva assistiu a um vídeo institucional explicativo sobre o funcionamento da termelétrica. Em seguida, conheceram as instalações do reservatório Gavião Real, primeiro campo a entrar em produção, criado em 2013. Depois visitaram a Unidade de Tratamento de Gás (UTG), onde o produto depois de ser extraído das cidades de Santo Antônio dos Lopes, Pedreiras, Trizidela do Vale e Capinzal do Norte é, finalmente, tratado, para ser distribuído e comercializado.

“Tivemos uma manhã muito proveitosa, onde tomamos conhecimento mais aprofundado sobre essa riqueza que é o Gás Natural. Saímos daqui, melhor embasados para discutir com a nossa sociedade, dia 22, sobre os benefícios e economia que o gás pode gerar para os maranhenses como forma de combustível veicular”, disse Fábio Macedo.


Visita à Câmara Municipal de Dom Pedro – Antes da vista ao Complexo Parnaíba, o deputado Fábio Macedo e os demais deputados que fazem parte da Comissão, participaram de uma sessão na Câmara Municipal de Dom Pedro, onde discutiram a distribuição de recursos dos royalties para outros municípios da região, que são afetados pela termoelétrica e estão fora da partilha desses recursos.

“Como filho desta região, que é rica em gás natural, assumi importantes lutas. Uma delas é que o gás natural extraído pela Eneva no Complexo de Santo Antônio dos Lopes, seja disponibilizada à rede de distribuição de combustíveis para ser utilizado por veículos automotores, que trafegam no Maranhão. Outro debate que vamos levar a frente, é discutir o porquê alguns municípios próximos a termelétrica estão de fora dos recursos dos royalties do gás natural. Por que somente quatro municípios recebem esses recursos? Vamos abrir e estender esse debate, através de audiências públicas nas Câmaras Municipais sobre a partilha desses recursos. Acredito que mais municípios poderão ser beneficiados da riqueza do gás natural do Maranhão”, pontuou o deputado Fábio Macedo.

O deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, fez questão de marcar presença e demonstrar a importância do tema para o Maranhão.

“Este é um assunto importantíssimo e independentemente do que isso pode gerar em termo de riqueza, pode trazer conforto, possibilidades e assistência aos nossos consumidores, ainda que a longo prazo. O Maranhão precisa disso e, por isso, a Assembleia estará presente durante meses, talvez até anos, para que possamos usar da melhor forma essa riqueza, que é originária do Maranhão”, afirmou Arnaldo Melo, um dos parlamentares mais experientes da atual legislatura.

Luta pelo Gás Natural – Fábio Macedo defende que parte da produção de gás natural do Complexo de Produção de Gás Parnaíba, nos municípios de Lima Campos, Capinzal do Norte e Santo Antônio dos Lopes, seja disponibilizada à rede de distribuição de combustíveis para ser utilizado por veículos automotores, que trafegam no estado.

Em 2018, ainda como vice-presidente da Assembleia, Macedo chegou a reunir-se com a direção da Eneva para discutir a viabilidade do projeto, assim como a Fiema. Agora, as discussões serão retomadas, visto que o Brasil é um dos grandes produtores mundiais de gás natural e o Maranhão precisa disponibilizar mais essa opção para a população, seguindo exemplos dos outros 17 estados que utilizam o gás, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Espírito Santo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Amazonas e Goiás.

Por Jorge Aragão

Nenhum comentário:

Postar um comentário