terça-feira, 11 de dezembro de 2018

MATERNIDADE EM SÃO LUIS PODE FECHAR AS PORTAS POR FALTA DE REPASSE DO GOVERNO

A Maternidade Maria do Amparo está com risco de fechar as portas. A unidade hospitalar que é filantrópica conta com um convênio do governo estadual, porém o mesmo foi suspenso desde o dia 1º de dezembro. O Instituto Acqua que é responsável por gerenciar o hospital, anunciou o fim do repasse financeiro, que pode ocasionar no fechamento da maternidade.

De acordo com informações de funcionários da Maternidade Maria do Amparo são feitos entre 180 e 190 partos por mês na unidade hospitalar e ela está em funcionamento há 30 anos. O SUS é responsável por financiar 40% da média complexidade e 60% da alta complexidade, portanto sem o dinheiro do repasse do Governo Estadual fica inviável a manutenção das atividades.

Com o anúncio do Instituto Acqua, a Maternidade Maria do Amparo terá apenas obstetras, não havendo mais a presença de pediatras e anestesistas, o que torna praticamente inviável a continuidade das atividades.

O Governo do Estado foi procurado e por meio da “Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que o recurso da entidade filantrópica está mantido. A SES informa que foi enviada proposta de manutenção do pagamento pelo serviço de obstetrícia à direção da Maternidade Maria do Amparo, que ainda não apresentou resposta formal sobre o ofício. A Secretaria ressalta, também, que, por se tratar de unidade filantrópica e atender usuários do SUS, o Ministério da Saúde (MS) garante recurso financeiro mensal, conforme produção, e, este apoio financeiro permanece assegurado à unidade. Segundo dados do MS, foram destinados mais de 1 milhão e 800 mil reais à Maternidade, entre janeiro e outubro de 2018″.

Por Diego Emir

Nenhum comentário:

Postar um comentário