terça-feira, 5 de abril de 2016

Prefeitura realiza itinerância do Programa Adolescência Afirmativa em escolas da rede municipal


Por Agência São Luís de Notícias

O Programa Adolescência Afirmativa, realizado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), atua na orientação, capacitação, acolhimento e estímulo ao protagonismo juvenil desde 2014.
O trabalho é norteado pela Cartilha da Saúde do Adolescente, do Ministério da Saúde. A primeira parte da ação consistiu na formação de um grupo de adolescentes da Unidade de Educação Básica (U.E.B) Darcy Ribeiro, no Coroadinho. O grupo denominado "Fazendo a Diferença" vivenciou oficinas sobre temáticas relacionadas ao cotidiano juvenil, com o propósito de motivar comportamentos que proporcionem saúde e qualidade de vida.
Em 2016, o Programa Adolescência Afirmativa iniciou uma fase itinerante, indo às escolas da Rede Pública Municipal para levar oficinas e palestras, estimulando o diálogo aberto com os adolescentes.
A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, diz que a ação segue a orientação do prefeito Edivaldo de trabalhar com a junventude a prevenção contra todos os tipos de violência e estímulo à cidadania. "Estamos levando esse protagonismo juvenil para várias unidades de ensino, seguindo as políticas do Programa Saúde na Escola. E temos atuado ainda fora da esfera pública, levando a comunidades carentes essa oportunidade de reforçar a formação global destes jovens", destacou.
A técnica do Programa de Saúde da Criança e do Adolescente, da Semus, Iracema Meirelles diz que um dos resultados esperados é que os participantes do "Adolescência Afirmativa" sejam também multiplicadores entre seus grupos sociais. "Formar adolescentes protagonistas do seu tempo é uma forma de garantir direitos, mostrar um caminho que todos possam trilhar, onde cada um se enxergue como cidadão", ressaltou.
CASA DO ADOLESCENTE
Em processo de estruturação, a Casa do Adolescente está sendo organizada no Centro de Saúde José Carlos Macieira, no Coroadinho. O local irá realizar atendimento médico, social e psicológico, acompanhamento familiar, atividades de preparação para o trabalho, culturais e artísticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário