quinta-feira, 7 de abril de 2016

Prefeitura de São Luís na fiscalização do transporte público coletivo



Por Agência São Luís de Notícias

Quando do reajuste da tarifa do transporte público, algo que era previsível, a maior reclamação dos usuários nem foi pelo realinhamento de preços, mas sim pela péssima qualidade de alguns ônibus da frota que atende a capital maranhense.
Nesta quinta-feira (07), o Governo do Maranhão juntamente com a Prefeitura de São Luís, numa excelente ação em conjunto, deflagraram a “Operação Trânsito Seguro” e, logo no primeiro dia, tiraram de circulação oito veículos com mais de 20 anos de fabricação. Os ônibus foram tirados imediatamente de circulação e substituídos por ônibus semiurbanos da MOB e SMTT.
A ideia é dar prosseguimento a operação, continuando assim a retirada dos ônibus velhos de circulação e substitui-los por ônibus em condições de prestar um bom serviço ao usuário do transporte público coletivo da capital.
A Prefeitura de São Luís, com o apoio decisivo do Governo do Maranhão, seguirá com a iniciativa para atenuar o problema, enquanto paralelamente seguirá também com o processo de licitação do transporte público, que realmente e definitivamente solucionará o impasse.
Entretanto, duas situações na operação acabaram chamando atenção. A necessidade impressionante do diretor do PROCON, Duarte Júnior, em aparecer e ganhar méritos isoladamente de uma ação em conjunto. Passou a nítida impressão que o órgão de defesa do consumidor agiu sozinho, quando na realidade contou também com as participações da Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB), Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e Instituto de Meterologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA).
Além disso, foi espantoso como a imprensa rapidamente, mesmo sendo uma operação “surpresa”, soube da ação. É preciso que as operações “surpresas”, sejam realmente sigilosas e que a adoração pela mídia não sobrepunha isso, afinal, como já dizia meu avô: quem quer pegar galinha, não diz xô!”.
De qualquer forma, a iniciativa está de parabéns, pois enquanto a licitação não for concluída, a retirada de ônibus velhos das ruas de São Luís é um alívio imediato ao usuário do transporte público coletivo da capital maranhense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário