quinta-feira, 14 de abril de 2016

Prefeitura de São Luís prepara campanha de vacinação contra gripe Influenza


Por Luís Cardoso

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), já se prepara para realizar a Campanha de Vacinação contra a gripe Influenza. A ação acontece de 30 de abril a 20 de maio e tem como objetivo reduzir as complicações, a mortalidade e o número de internações causadas pela doença.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, a meta é vacinar 80% do público-alvo. “Temos a determinação do prefeito Edivaldo de nos empenharmos ao máximo nesta tarefa. Estudos mostram que a vacina contra Influenza pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da doença. Por isso, vamos mobilizar os grupos prioritários para comparecerem aos postos e tomar a vacina”, destaca Helena.
PONTO ALTO
O “Dia D” da Campanha de Vacinação contra a Influenza de 2016 vai acontecer no sábado (30), quando as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas, das 8h às 17h, exclusivamente para a vacinação. É importante que todos apresentem o cartão de vacinação. As gestantes devem estar munidas do cartão da gestante e as puérperas precisam levar o comprovante de nascimento.
Segundo a diretora da Divisão de Imunização da Semus, Doralina Marques de Almeida, 180 pontos de vacinação estarão funcionando no dia da mobilização, com mais de 1.600 profissionais envolvidos em toda São Luís. “Esperamos vacinar cerca de 200 mil pessoas dentro dos grupos classificados como prioritários. É importante que o público-alvo procure uma unidade de saúde para fazer a imunização. A vacina é segura, não apresenta reações adversas, além de ser a forma mais eficaz para a prevenção da gripe”, explica Almeida. A vacina contra a Influenza só não pode ser aplicada em pessoas que tenham alergia a ovo ou que estejam com febre no momento da vacinação.
IMUNIZAÇÃO
Por orientação do Ministério da Saúde (MS), serão imunizados os grupos classificados como prioritários: crianças com idade entre seis meses e 5 anos; doentes crônicos; idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da área de saúde; gestantes; puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto); a população privada de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e os trabalhadores do sistema prisional.

A vacina demora pelo menos duas semanas para fazer efeito, sendo eficaz contra os três tipos do vírus da gripe mais circulantes no País – Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Em adultos, a dose é única. Para crianças, o esquema vacinal é de duas doses – com intervalo de 30 dias entre elas – para que o sistema imunológico complete a proteção. Crianças que foram vacinadas no ano passado, este ano só recebem uma dose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário