segunda-feira, 4 de abril de 2016

Prefeitura de São Luís abre programação comemorativa do Mês do Livro Infantil em escolas municipais


Por Agência São Luís de Notícias

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, na tarde desta segunda-feira (4), a abertura da programação do Mês do Livro Infantil, na Creche Maria de Jesus Carvalho, na Camboa. Cerca de 100 crianças com idade de 2 a 5 anos participaram da programação, cujo objetivo é despertar o imaginário infantil e incentivar o gosto pela leitura. Aproximadamente 12 escolas serão visitadas este mês, todas as segundas, terças e quartas-feiras.
O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, lembra que a infância é uma fase de descobertas e aprendizado e que, por isso, deve receber estímulos para desenvolver o seu pleno potencial. "Buscamos promover, sob a recomendação do prefeito Edivaldo, em todas as Unidades de Educação Básica (U.E.B) do município de São Luís, atividades que favorecem a leitura e a escrita para formar cidadãos que sejam protagonistas do seu próprio desenvolvimento", enfatizou.
Na Creche Maria de Jesus Carvalho, as contadoras de história do Setor do Livro Didático da Semed, Camila Ribeiro, Rosângela Teixeira e Lúcia Andrade, desenvolveram usaram fantoches, cartazes e outros objetos para imergir os estudantes no mundo da literatura. Elas se valeram dos personagens do Sitio do Pica Pau Amarelo para envolver as crianças em contos e lendas infantis. De acordo com Rosângela, a Programação especial do Livro Infantil homenageia aquele que é considerado o pai da literatura infantil brasileira, o escritor Monteiro Lobato, que nasceu no dia 18 de abril.


ENSINO E DIVERSÃO
Assim, o contato com a literatura é avivado de forma divertida para os alunos da rede municipal de Educação. "Eu acho a Emília bonita e gosto das histórias que ela conta", disse a pequena Manoelle da Conceição Neves, 5 anos (Infantil II). "É bom ouvir historinhas; a minha professora sempre conta para gente", falou Lorrainne Vitória Fonseca Diniz, 5 anos.
A coordenadora pedagógica da Creche Maria de Jesus Carvalho, Stela Nogueira, diz que a escola já realiza um trabalho de estímulo à linguagem, por meio do Projeto Cantinho da leitura. Explica que as professoras já incluem no seu planejamento um momento diário de leitura de livros, no começo ou no final do turno escolar. "As crianças não só conheçam as histórias infantis, mas também os autores. E quando a Prefeitura traz para dentro das escolas esses momentos, com os personagens contando e recriando as histórias, isso reforça e promove ainda mais a ludicidade", destacou.

 A professora do Infantil II Cassilda Meireles diz que as programações especiais não só reforçam o aprendizado, mas torna-se um momento de muito prazer para as crianças. "As crianças têm a oportunidade de interagir com os personagens das histórias que elas estão sempre em contato. Isso é algo prazeroso para elas e de grande aprendizado", afirma Cassilda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário