segunda-feira, 18 de abril de 2016

Prefeitura inicia atividades da Semana do Livro Infantil na Biblioteca Municipal José Sarney


Por Agência São Luís de Notícias

Em comemoração ao aniversário do mais celebrado escritor nacional da literatura infantil, Monteiro Lobato, o dia 18 de abril é conhecido nacionalmente como o Dia Nacional do Livro. E, para aguçar a imaginação das crianças, a Biblioteca Municipal José Sarney, equipamento cultural da Prefeitura de São Luís, administrado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), abriu a programação da Semana do Livro Infantil, nesta segunda (18), e que continuará com atividades especiais entre os dias 25 e 30 de abril.
Contação de história, brincadeiras, cantiga de roda e exposição de livros fizeram parte da manhã das 50 crianças da UEB São Sebastião, do Bairro de Fátima. "Hoje, os meninos e meninas tiveram a oportunidade de conhecer os principais personagens que fazem parte da literatura escrita em algumas histórias de Monteiro Lobato. A biblioteca promove essas ações com o objetivo de aproximar as crianças, adolescentes, jovens e adultos do mundo literário", explicou Rita Oliveira, coordenadora da Biblioteca Municipal. Rita explicou ainda que o acesso à biblioteca é gratuito e para fazer o empréstimo de livros, a pessoa precisa apenas realizar o cadastro na administração do equipamento.
Nascido em São Paulo, Monteiro Lobato foi o escritor brasileiro que revolucionou a literatura infantil e deu vida a personagens que fazem parte, até hoje, do imaginário infantojuvenil. Além do contato com a literatura do autor de "Sítio do Pica Pau Amarelo", as crianças conheceram a história da "Menina Bonita do Laço de Fita", de Ruth Rocha, escritora clássica da literatura brasileira muito utilizada nas escolas por abordar o tema da diversidade da relação de uma menina e a paixão de um coelho. Outra história contada foi "A Menina Levada e a Serpente Encantada", de Wilson Marques, escritor maranhense e patrono da Feira do Livro no ano de 2013.
A programação Semana do Livro Infantil ainda contará com bate-papo com escritores maranhenses, apresentações teatrais, visita ao Hospital da Criança e sorteio de livros.
Programação

Data: 25/04 – Abertura da programação da Semana do Livro Infantil
Local: Atividade na Biblioteca
Escola convidada: U. E. B São Sebastião
Horário: 8h30 às 10h30
Atividades: Apresentação da Exposição em Homenagem Monteiro Lobato; Momento de descontração com jogos culturais e dinâmicas de leitura, com o tema Sítio do Pica-pau-Amarelo, além de sorteio de livros infantis; 
Hora do Conto e participação da escritora Raimunda Frazão
Data: 27/04 - Atividade na BibliotecaEscola convidada: C. E Rosário Nina
Horário: 8h30 às 10h30
Atividades: Apresentação da Exposição em Homenagem Monteiro Lobato; Jogos culturais e dinâmicas de leitura: o tema é o Sítio do Pica-pau-Amarelo, com sorteio de livros infantis; momento literário com escritora Cléo Rolim.
Data: 29/04 - Atividade de encerramento na Praça do Viva Bairro de Fátima
Horário: 8h30 às 10h30
Atividades:
Exposição de livros e espaço de leitura;
Apresentação da Banda do 24 BIL;
Espetáculo Teatral com a atriz e arte–educadora Silvana Cartágenes;
Participação de escritores maranhenses;
Sorteio de livros.
Data: 30/04 - Atividade de Atividade de extensão no Hospital da Criança (Alemanha) Hospital Dr. Odorico Amaral de Matos
Horário: 8h30 as 10h30
Atividades: Apresentação dos personagens do Sitio do Pica-Pau-Amarelo (Emília e Visconde);
Hora do Conto;
Oficina de criatividade Distribuição de livros às crianças internas;
Visita aos leitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário