segunda-feira, 25 de abril de 2016

Prefeitura realiza ação de conscientização pelo Dia Nacional de Combate à Hipertensão


Da Redação - Agência São Luís
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), irá realizar nesta terça-feira (26) uma ação de conscientização pelo Dia Nacional do Combate à Hipertensão nas unidades de saúde da rede e, em sua sede, no Parque do Bom Menino. Durante todo dia, serão realizadas palestras, aferições de pressão arterial e testes de glicemia.
A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, ressaltou que a ação visa conscientizar a população para a importância de se prevenir a hipertensão, doença que atinge cerca de 20% da população adulta do país. "Queremos alertar sobre os males e problemas causados pela hipertensão. Também chamamos a atenção para as ações preventivas, o diagnóstico precoce e a possibilidade de controle da doença, que permite uma melhor qualidade de vida. Atividades como essa integram o plano de ação na área da saúde do prefeito Edivaldo", declarou.
A Superintendente de Educação em Saúde, Joserina Feitosa Belfort, informou que durante a ação aqueles que forem identificados com alteração de pressão serão encaminhados às unidades de saúde do Município. "Em toda a rede da Prefeitura, é possível realizar consultas e exames, e se comprovada a hipertensão, o paciente passa a receber medicação gratuitamente", disse.

HIPERTENSÃO
Conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde, entre as 20 doenças que mais matam no Brasil, a hipertensão aparece na quinta colocação, são cerca de 30 milhões de brasileiros atingidos. A pressão alta, como é popularmente conhecida, é uma doença crônica que é determinada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.
Por ser uma doença muitas vezes silenciosa, não apresenta sintomas alarmantes ou claramente identificáveis, manifestando-se já em estágio avançado e podendo provocar derrames, doenças do coração, paralisação dos rins e lesões nas artérias.
Alguns dos fatores de risco que podem ocasionar o surgimento da hipertensão são: idade, gênero, etnia, excesso de peso ou obesidade, ingestão excessiva de sal e de álcool, sedentarismo, ou ainda fatores genéticos combinados ou não dentro de um contexto de estilo de vida pouco saudável. O diagnóstico pode ser realizado de forma bastante simples, através da aferição da pressão arterial e avaliação médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário