sexta-feira, 8 de abril de 2016

Mutirão de combate ao Aedes aegypti na Cohab



Por Agência São Luís de Notícias

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), intensificou as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, nesta sexta-feira (8), no bairro Cohab. O trabalho envolveu 350 agentes comunitários e de endemias que visitaram cerca de nove mil residências. Desde o início do ano, esse é o nono mutirão, que acontece em um esforço coletivo para diminuir a incidência de dengue, febre chikungunya e zika vírus na capital maranhense.
A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, destacou que o enfrentamento ao mosquito transmissor é uma das prioridades da gestão do prefeito Edivaldo. "O prefeito determinou a continuidade dos trabalhos dos nossos agentes de endemias e pede o envolvimento das comunidades nas ações preventivas.Orientar a população contra o mosquito é a rotina dos nossos agentes de endemias, pois sabemos que as residências abrigam quase a totalidade dos focos do Aedes. Contamos com o apoio de todos para diminuirmos a incidência dos casos notificados", disse.
CONSCIENTIZAÇÃO
O pedreiro Wagner Caldas elogiou a ação e falou da importância de todos estarem atentos aos riscos das doenças. "É importante conscientizar o pessoal. Algumas pessoas amontoam lixo em casa, deixam a água parada em vasos de plantas e não percebem que isso é perigoso. Temos que fazer nossa parte", afirma.
O distrito da Cohab compõe o conjunto de localidades consideradas prioritárias pela Vigilância Epidemiológica do Município, que já notificou na área este ano 78 casos de dengue, 48 de zika e 38 de febre chikungunya.
Uma importante ação do mutirão é visitar terrenos baldios - onde há grandes focos transmissores do mosquito - fazendo trabalho de borrifação e orientando os vizinhos destes locais, quanto às medidas preventivas que devem ser adotadas.
O coordenador do Programa de Combate à Dengue da Semus, Pedro Tavares, ressaltou que a nebulização espacial com o carro fumacê e a ação das equipes de Pontos Estratégicos começou antecipadamente em toda área da Cohab e Forquilha. Houve também a coleta de 'bagulho volumoso' – lixo e resíduos diversos. "Esse trabalho se complementa com a colaboração dos moradores deixando as equipes - devidamente uniformizadas - adentrarem suas casas para fazer a verificação de possíveis focos e orientar os moradores", observou Pedro Tavares.
COMBATE NAS ESCOLAS
Durante a última semana, estudantes da rede municipal de educação participaram de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretária Municipal de Educação (Semed), está desempenhando nas unidades básicas de ensino um projeto de conscientização sobre o Aedes aegypti. A iniciativa pretende fazer com que crianças e a comunidade escolar certifiquem-se sobre os males e percebam a importância da prevenção e luta contra o mosquito transmissor de doenças.
O secretário municipal de educação, Moacir Feitosa, ressaltou o envolvimento permanente dos estudantes e de toda a comunidade escolar na mobilização, que é uma das diretrizes do prefeito Edivaldo. "É de fundamental importância que as escolas da rede participem desta guerra contra o mosquito. Os estudantes têm recebido palestras com orientações sobre prevenção e combate aos criadouros do mosquito transmissor de várias doenças, além de participarem de várias atividades lúdicas. A educação é uma poderosa arma para combater o mosquito. Estamos unindo forças com os agentes de saúde", disse o titular da Semed.
A U.E.B Zuleide Bogéa (Vera Cruz) protagonizou uma passeata de conscientização e distribuição de panfletos com orientações de como eliminar os focos do mosquito. A professora Ana Maria Lima Veras destaca que o trabalho é permanente em sala de aula. "Durante a semana, as crianças participaram de palestra junto com os pais e confeccionaram um mosquito de garrafa pet na oficina de materiais recicláveis. Na caminhada, o conhecimento adquirido em sala de aula foi repassado pelas crianças para a comunidade durante as visitas. Eles explicaram todos os cuidados que devemos ter com o mosquito, " explicou a professora.
PASSEATA
Cerca de 150 alunos, da U.E.B Tom e Jerry (Planalto do Vinhais), participaram da entrega de panfletos na comunidade próxima da escola. Para a gestora, Gilcilene Falcão, crianças com idade de 5 anos já estão conscientes da importância de combater o mosquito. "Os alunos da escola visitaram as residências e os comércios do bairro próximo à unidade escolar em busca de criadouros do vetor para a eliminação de possíveis focos. Eles são muito atenciosos e levam a sério toda as atividades", disse.
A matéria estava na ponta da língua dos estudantes. "Tampe caixas d'água. Deixe pneus, garrafas, e vasos secos e vazios. O mosquito Aedes coloca seus ovinhos em água parada, seja ela limpa ou suja" Essa foi a lição dada por Lívia Verônica Pereira Serra, 5 anos, estudante da unidade básica (U.E.B) Zuleide Bogéa, Vera Cruz, no ato de caminhada para conscientizar a comunidade no combate ao mosquito Aedes aegypti.
Manuela Sousa Rodrigues, 5, contou que já sentiu dores de cabeça por causa de doença transmitida pelo mosquito e também repassou o que aprendeu para combater o Aedes. "Não pode deixar água parada porque dá bichinho e nasce outro mosquito, aí a gente fica doente e tem de ficar internado", explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário