sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

PREFEITURA DE SÃO LUÍS ABRE EXPOSIÇÃO 'FRONTEIRIÇAS' NA GALERIA TRAPICHE

Por: Agência São Luís
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e a Galeria Trapiche Santo Ângelo, abriu, na noite da última quarta-feira (20), a exposição "Fronteiriças". A mostra fica aberta para visitação até o dia 16 de fevereiro de segunda à sexta-feira, nos horários de 9h às 12h e de 13h à 19h, com entrada gratuita, na Avenida Vitorino Freire, s/n, em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande (Centro histórico).
Primeira exposição do ano de 2016 na Galeria Trapiche Santo Ângelo, 'Fronteiriças' apresenta 10 ensaios que retratam de forma sensível as urbanidades da ilha de São Luís e de outras cidades do estado. Estão presentes nas imagens a descontinuidade, o cotidiano da cidade e suas formas.
"Nos trabalhos expostos aqui, percebemos uma diversidade poética de linhas de pensamento e formas de expressão que se tangenciam, comunicam e apresentam a diversidade nesse espaço urbano. Todos os trabalhos reunidos para compor essa coletiva guardam um forte denominador comum: mostrar São Luís a partir de imagens não oficiais. Nesse sentido, ela revisita espaços, 'reolha' para a degradação da própria imagem, com o tempo vem delineando cores, saturações, texturas específicas e de como isso pode ser pensado dentro da fotografia", relatou Dinho Araújo, curador da exposição.
"O urbano é o meu meio. A cidade acaba sendo o foco em tudo que fotografo. Nas minhas imagens, tentei buscar a presença humana no concreto, na pintura e na textura da imagem", relatou a fotógrafa Marília de Larouche. Além dela, fazem parte dessa exposição os fotógrafos, Christian Knepper, Carolina Libério, Daniel Sena, Dinho Araújo, Diones Caldas, João Cosme, Layo Bulhão, Meireles Junior e Vicente Júnior.
Para a diretora da Galeria Trapiche, Camila Grimaldi, a proposta da galeria para este ano é que o equipamento cultural da Prefeitura seja um lugar de encontro. "A exposição 'Fronteiriças' é só a primeira ação da galeria e esperamos que, durante o ano de 2016, todos sintam-se à vontade para trabalharmos juntos. Para isso, teremos duas formas de expor na Galeria Trapiche. A primeira será por curadoria convidada, a exemplo dessa que estamos abrindo hoje, e a outra forma será por chamada pública, lançada no portal oficial da Prefeitura", afirma.
Outra proposta da Galeria Trapiche para esse ano será o projeto 'Galeria a céu aberto', no sentido de ampliar o espaço que temos. Além do espaço interno, há um amplo espaço externo, com a realização de shows, vivências, feiras e cursos. "Além disso, o artista que utilizar o espaço é convidado a deixar um produto ou uma peça de arte para ocupar esse espaço, com a previsão de lançamento para julho. Por ser um equipamento público, todos os projetos da galeria serão pensados para promover formações e parcerias com outras instituições", relatou Camila.

BOLSA RESIDÊNCIA

Além do edital de participação do VI Salão de Artes Visuais, com inscrições abertas até esta sexta-feira (22),  a Galeria Trapiche em parceria com o Centro de Arte e Tecnologia JÁ.CA abriu o edital do Bolsa Residência, que irá selecionar um projeto para ser desenvolvido no instituto.
"O Salão de Artes é um dos eventos mais importantes na área das artes visuais, por revelar nomes, reconhecer artistas e pela proposta como acontece. Além desse edital, a Galeria lançou o edital Bolsa Residência que contempla a seleção de um projeto para ser executado no instituto. O Centro é referência nacional e prioriza a troca de experiência e vivência com outros artistas", diz Camila.
O edital da Bolsa Residência está disponível no portal da Prefeitura (www.saoluis.ma.gov.br) e a inscrição deverá ser feita no site do instituto (www.jaca.center). O candidato deverá apresentar uma breve carta de intenção justificando a importância de concorrer, breve descrição do projeto, currículo resumido das atividades artísticas e portfólio, com no máximo, 10 imagens.
O curso será realizado em Minas Gerias, com duração de um mês e as inscrições podem ser realizadas até o dia 19 de fevereiro. O valor da bolsa residência será no valor de R$ 3.500, que serão pagos em duas parcelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário