segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

PREFEITO EDIVALDO INAUGURA CASA DO BAIRRO NO CENTRO HISTÓRICO

Por: Agência São Luís
 O prefeito Edivaldo inaugurou nesta sexta-feira (22) a Casa do Bairro, no Centro Histórico da capital. O projeto pioneiro se constitui em um novo equipamento social desenvolvido pela Prefeitura de São Luís com o propósito de revitalizar espaços degradados do Centro Histórico e ofertar à comunidade da região um local para a realização de atividades nas áreas de assistência social, cultura, arte, lazer, saúde, entre outras.
O projeto de criação da Casa do Bairro, localizada na Rua da Palma, na Praia Grande, foi elaborado com o apoio do Ministério das Cidades e executado por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura de São Luís e o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), mediado pela Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph). O projeto foi realizado numa ação integrada que envolveu também o apoio de diversos órgãos, entre estes a Subprefeitura do Centro Histórico, as secretarias municipais da Criança e Assistência Social (Semcas), Segurança com Cidadania (Semusc) e Saúde (Semus). O projeto conta ainda com a participação da União de Moradores, que funciona como uma ponte entre a Prefeitura e a comunidade local.
O prefeito Edivaldo destacou o grande alcance social do projeto Casa do Bairro, pontuando a revitalização do Centro Histórico e a valorização das pessoas que moram no local como o maior objetivo da ação.
"Entregamos aqui mais um equipamento social pensado e planejado para promover o desenvolvimento das pessoas, reduzir a violência no local, promover a melhoria dos locais degradados e mudar a realidade do Centro Histórico. Esta ação representa a retomada de um espaço que há cerca de um ano estava dominado pelo tráfico e consumo de drogas na região, mas que agora ganhou um novo sentido e vai proporcionar à população atividades educativas, culturais e de capacitação", afirmou Edivaldo, informando ainda que a ideia é expandir o projeto para outros bairros da capital.
O novo equipamento social também vai desenvolver ações de revitalização do Centro Histórico, de educação patrimonial e de sensibilização, com apoio da Fumph, no que diz respeito à articulação de outras estratégias que preveem a participação da comunidade na revitalização daquele espaço.
Segundo o presidente da Funph, Aquiles Andrade, o projeto vai promover uma cadeia de benefícios para a área e para as pessoas que habitam no local. "Por meio desta ação, conseguimos propiciar melhorias em diversos aspectos. Além de promover a revitalização do espaço e a valorização do patrimônio humano, o ambiente se torna mais atrativo ao desenvolvimento do comércio local e mais saudável aos visitantes e moradores", frisou Aquiles Andrade.
Na área social, a ideia é que Casa do Bairro promova um conjunto de ações de política de assistência, desenvolvido pela Semcas, contemplando a oferta de serviços de convivência e fortalecimento de vínculos por meio de atividades como teatro, música, lazer, para usuários de todas as faixas etárias. A Semcas está elaborando um cronograma de oficinas que serão executadas na Casa do Bairro, voltadas para a comunidade local.

SAÚDE

Já na área da Saúde, serão realizadas na Casa do Bairro ações de prevenção e controle direcionadas a doenças como diabetes, câncer de colo de útero, hipertensão, além de atenção à questão das drogas e saúde mental.
Para preencher a necessidade de manter a segurança e atender a usuários de drogas em torno da Casa do Bairro, a Semusc vai se instalar com a equipe do programa "Crack é Possível Vencer" e promover ações como o Consultório de Rua auxiliadas pela Semus e Semcas. A Semusc também tem um programa de apresentação de banda de música e palestras do Grupo de Segurança Escolar tanto para escolas que ficam no entorno do Centro Histórico.

AÇÃO

Segundo o subprefeito do Centro Histórico, Fábio Henrique Carvalho, a ação promove o resgate de um espaço que havia se transformado no maior ponto de venda e consumo de drogas da região. Ele conta que no processo de retomada do prédio foram apreendidos 16 quilos de crack. "O espaço agora vai oferecer oportunidades aos moradores para capacitação profissional, oficinas de arte, lazer, palestras e outras ações de convivência social", disse Fábio Henrique, ressaltando que a ação de retomada do espaço envolveu ainda o Ministério Público, as policias Civil e Militar e a Blitz Urbana.

CASA DO BAIRRO

O local onde hoje encontra-se instalada a Casa do Bairro foi desocupado no final de janeiro passado. A ação foi executada pela Subprefeitura do Centro Histórico com o objetivo de dar início à obra e retomar o espaço para abrigar atividades em benefício da comunidade e promover a redução do índice de criminalidade no local.
Participaram também da cerimônia de inauguração da Casa do Bairro os secretários municipais Helena Duailibe (Saúde), Bruno Galdino (Segurança com Cidadania), Batistas Matos (Comunicação), Socorro Araújo (Turismo), Júlio César (Desenvolvimento Metropolitano), Fátima Ribeiro (Segurança Alimentar), Tati Lima (Informação e Tecnologia), Milton Calado (Adjunto de Governo) e Gustavo Marques (Projetos Especiais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário