terça-feira, 5 de janeiro de 2016

ESTUDO NO MA DIZ QUE ABUSOS COM CRIANÇAS SÃO CAUSADOS POR PARENTES

Por: G1 MA
Um levantamento feito pelo Conselho Tutelar da Criança, em Codó, a 290 km de São Luís, aponta que grande parte dos casos de maus tratos e abuso sexual registrados no município tem como autores os parentes das vítimas. O relatório final ainda está sendo concluído, mas conselheiros tutelares adiantam que mais de 20 casos de abuso sexual foram denunciados.A conselheira tutelar Conceição Rodrigues conta que várias pessoas são ouvidas quando uma denúncia é recebida. “A denúncia é feita, uma equipe é mandada para o local. Se ouve familiares, se ouve a própria vítima – dependendo da idade -, se ouve vizinhos, que ouvem a criança chorar”.
Manoel Júnior, que também é conselheiro tutelar, lamenta que as denúncias feitas indicam que pessoas próximas das vítimas continuam sendo as principais agressoras. “Infelizmente, membros da família: tios, primos, padrastos, vizinhos são os maiores vilões nessa nesse sentido de abusar sexualmente de uma criança ou de um adolescente”, relatou.
Ainda segundo Manoel, o Conselho Tutelar não tem poder para prender os suspeitos. A denúncia é recebida, averiguada e encaminhada para órgãos que trabalham junto com o Conselho, mas esbarra em um processo burocrático.
“Nós fizemos a nossa parte, que é o atendimento, o encaminhamento, para os órgãos que trabalham junto com o Conselho Tutelar. Alguns casos foram encaminhados ao Ministério Público, outros não foram, pois não foi concluído o processo”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário