sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

CORTE MOMESCA DE SÃO LUÍS SERÁ ELEITA NESTA SEXTA-FEIRA (22)

Por: Agência São Luís
Para abrir as festividades oficiais do 'Carnaval de todos', a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), irá eleger, nesta sexta-feira (22), a Corte Momesca de 2016. A festa começa a partir das 18h, no Cine Teatro da Cidade de São Luís, onde serão escolhidos o rei momo, rainha e princesas do Carnaval deste ano.
Com expectativa de casa cheia, o público poderá torcer e prestigiar o desfile dos candidatos, que contará com apresentação teatral na abertura, discotecagem e o grupo carnavalesco Divina Batucada, com repertório recheado de marchinhas e sambas carnavalescos para animar essa grande festa. A entrada é franca.
"Esse evento é muito significativo para a nossa cidade, em que escolhemos a Corte Momesca que irá representar o prefeito do nosso município nos dias de festividade", afirma Marlon Botão, secretário de cultura.
A acirrada disputa pelos cargos que compõe a Corte Momesca contará com seis candidatos disputando o título de rei momo e de 10 candidatas que vão concorrer à coroa de rainha e às faixas de 1ª e 2ª princesas. Além de representar a alegoria oficial do Carnaval de São Luís, o rei momo e a rainha serão premiados com o valor de R$ 5 mil reais, as princesas receberão o valor de R$ 3.500, cada uma.
Os candidatos e candidatas serão julgados por júri técnico formado por personalidades de relevância cultural da capital: Abelardo Teles, bailarino e coreógrafo, o fotógrafo Ayrton Vale, a radialista e o jornalista, Helena Leite e Joel Jacinto, e a bailarina Olinda Saul. Cada candidato e candidata apresentará simpatia, espírito carnavalesco, desembaraço, sociabilidade e facilidade de expressão e passarão por uma análise criteriosa da comissão julgadora.

CORTE MOMESCA

Espalhando simpatia e alegria durante o período da folia carnavalesca, a agenda da Corte Momesca integra a programação do 'Carnaval de todos', realizado pela Prefeitura em parceria com o governo do Estado. Durante o mandato, o rei, rainha e suas princesas participam de compromissos, entrevistas, comparecimento às festas, desfiles, espetáculos públicos, shows, entre outros eventos.
Além de desempenhar e conduzir a animação durante o período carnavalesco, a entrega da chave da cidade ao rei Momo marca oficialmente a abertura da programação da Passarela do Samba, que terá início no dia 5 de fevereiro, no Anel Viário.

PASSARELA DO SAMBA

A programação da Passarela do Samba, de 5 a 9 de fevereiro, começa na sexta-feira com a cerimônia de entrega da chave da cidade à Corte e desfile dos blocos tradicionais do grupo B, além de apresentação de grupos de tambor de crioula no entorno. No sábado (6), a passarela está reservada para os blocos tradicionais do grupo A. As turmas de samba, alegorias de rua, como Tijupá, Casinha da Roça e Tapera, e as escolas de samba se apresentam no domingo (7). O desfile das tribos de índio e escolas de samba se apresentam na segunda (8). E para encerrar, na terça de carnaval, é a vez dos blocos organizados e blocos afros e o grande Baile da Cidade com várias bandas e muita alegria para encerrar a folia carnavalesca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário