terça-feira, 5 de maio de 2015

PREFEITURA REALIZA OFICINAS DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO PARA TAXISTAS

Por: Agência São Luis
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), iniciou nesta segunda-feira (4), uma oficina de educação para o trânsito para taxistas no shopping Rio Anil. A ação faz parte do calendário de atividades de educação para o trânsito da gestão do prefeito Edivaldo, que está sendo executado pela Coordenação de Educação para o Trânsito da SMTT em vias da capital, escolas, empresas e repartições públicas e privadas.
O coordenador de Educação para o Trânsito, Francisco Moura, e a assistente social Maria José Branco ministraram a oficina, que será realizada por dez dias em várias etapas e envolverá, ao todo, 55 profissionais. O objetivo da ação, que será estendida a taxistas de outros shoppings, sindicatos, cooperativas e instituições, é aperfeiçoar habilidades e atitudes desses profissionais com foco na humanização do relacionamento com usuários, bem como gerar a melhoria do trânsito em São Luís.
"A partir do momento que o taxista passar a exercer sua atividade com mais competência e segurança, o usuário ganha e a cidade ganha", afirma o Francisco Moura. Para Maria José Branco, a responsabilidade por um trânsito seguro deve ter competência compartilhada. "A construção de um trânsito mais seguro depende de cada um que dirige veículo, não apenas das instituições", destacou.
O evento conjuga atividades que contemplam teoria e prática, com ênfase em técnicas e dinâmicas de grupo. Também são utilizados recursos visuais compatíveis com a natureza do trabalho em questão. Dentre os temas abordados estão a relação interpessoal, ética e comunicação; legislação de trânsito, noções básicas com foco na concessão dos taxistas e informações turísticas.
Além de taxistas, estiveram presentes ao evento o superintendente de Transportes da SMTT, Nilson Brasiliano, o coordenador do Marketing do shopping Rio Anil, Rodrigo Sousa, e o coordenador do posto de taxistas que atendem ao shopping, Joberval Carvalho.

TRÂNSITO NAS ESCOLAS


O cronograma de atividades de educação para o trânsito da SMTT realizou no mês abril várias atividades em escolas primárias da capital. O foco das atividades, que contaram com o apoio da Vale, foi a área Itaqui-Bacanga. A região, além de condições comuns de vias de outros bairros da capital, é atravessada por uma BR, tem um porto e várias empresas de grande porte, fator gerador de um grande fluxo de veículos. A ação educativa enfatizou a cidadania e a consciência no trânsito desde a fase infantil.
Para o mês de maio, estão previstas atividades de humanização de trânsito, que devem ser desenvolvidas em faixas de pedestre e em pontos estratégicos de vias da cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário