terça-feira, 26 de maio de 2015

CONSULTA PARA ESCOLHA DO NOVO REITOR DA UFMA OCORRE NESTA QUARTA-FEIRA

Por: G1 MA
Nesta quarta-feira (27), 26 mil votantes vão às urnas participar da consulta prévia para escolha do novo reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) para o quadriênio 2015-2019. Estão aptos a votar os técnicos administrativos, docentes – inclusive os afastados, professores visitantes e substitutos, discentes de graduação, de pós-graduação (mestrado e doutorado), do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) e do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo).
A votação ocorre das 8h às 21h30, em todos os centros (CCH, CCSo, CCET, CCBS, HUUFMA – Unidades Presidente Dutra e Materno Infantil, Ceb Velho, Colégio Universitário, Núcleo de Esportes, Odontologia, Farmácia, Faculdade Medicina – antigo Ila, onde votam os servidores do Cristo Rei, Saúde Pública e DAC, Paulo Freire – curso de Enfermagem, Ciências Biológicas e Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Prefeitura de Campus, além dos Campus de Bacabal, Balsas, Chapadinha, Codó, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro e São Bernardo).
De acordo com a presidente da Comissão Coordenadora da Consulta Prévia à Comunidade Universitária, Elisa Lago, professores possuem 70% dos votos enquanto que discentes e técnicos administrativos possuem 15% cada. O voto não é obrigatório. A lista dos votantes aptos a participarem da consulta prévia está disponível na página eletrônica da UFMA.
O processo de apuração começa assim que for concluído o horário de votação, às 21h30.
Candidatos
Disputam a preferência quatro candidatos a novo reitor e dois a vice-reitor da UFMA.  Conheça, abaixo, um pouco mais sobre eles e veja as propostas de cada um:

Nair Portela Silva Coutinho, inscrita no dia 17 de abril, possui graduação em Enfermagem pela UFMA (1973), mestrado em Pedagogia Profissional pela Universidade Estadual do Ceará/ISPTEH/Cuba (2000), doutorado pela Universidade de Brasília UnB (2011). Atualmente, é professora Associada, do Departamento de Enfermagem e diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFMA. Tem experiência na área de Enfermagem, gestão em serviços de saúde, pedagogia profissional, bioética, saúde da família, atuando principalmente nos seguintes temas: humanização, saúde pública, ética profissional e bioética, saúde do adulto e do idoso, pedagogia e didática.

Antônio José Silva Oliveira, inscrito no dia 23 de abril, é graduado em Física pela UFMA, mestre em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal do Ceará e doutor em Ciência na área de Física Atômica e molecular pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente, é professor associado da UFMA exercendo suas funções de pesquisador no Departamento de Física e nos programas de Pós-Graduação em Educação. Foi integrante do Conselho Superior da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e do Conselho da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências.


Antônio Gonçalves Filho, inscrito no dia 23 de abril, possui graduação em Medicina pela UFMA (1994), especialista em Urologia pelo Hospital Geral de Ipanema (1998), mestrado em Cirurgia Experimental pela Universidade Federal do Paraná (2004) e doutorado em Fisiopatologia Clínica e Experimental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Atualmente, é professor-adjunto da Universidade Federal do Maranhão.



Sofiane Labidi, inscrito no dia 24 de abril, é doutor em Inteligência Artificial pelo Instituto Francês de Pesquisa em Informática e Automação (Inria), Mestre em Gestão e Modelagem de Conhecimento, e Graduado em Ciência da Computação pela Universidade de Nice Sophia Antipolis na França. Ele é professor da UFMA, onde coordena o Laboratório de Sistemas Inteligentes (LSI) e orienta vários projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Atualmente, é presidente da Academia Maranhense de Ciências, vice-presidente da Aliança Francesa e integrante do Instituto Histórico e Geográfico d Maranhão (IHGMA).


Nenhum comentário:

Postar um comentário