sábado, 30 de maio de 2015

PREFEITURA REALIZA PROGRAMAÇÃO ALUSIVA AO DIA MUNDIAL SEM TABACO


Por: Agência São Luís
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou na manhã de sexta-feira (29), no Centro de Saúde da Liberdade, atividades alusivas ao Dia Mundial sem Tabaco, lembrado no dia 31 deste mês. Na programação, foram realizadas palestras, orientações médicas e dinâmicas de grupo com pacientes que possuem o hábito do fumo.
Uma das ações foi uma palestra, proferida pela enfermeira-chefe e uma das responsáveis pelo Programa de Controle do Tabagismo, Cynthia Griselda Castro. Ela abordou os malefícios do cigarro, que pode causar danos a vários órgãos do corpo e está diretamente relacionado a vários tipos de câncer.
A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, destacou o papel do programa de Controle do Tabagismo na prevenção do hábito do fumo e no tratamento do fumante. "Por orientação do prefeito Edivaldo, as ações do Programa estão sendo reforçadas e as nossas equipes das unidades básicas estão treinadas para realizar todo o acompanhamento destes pacientes", afirmou.
Presente à atividade no CS da Liberdade, a aposentada Simone Diniz, de 78 anos, afirmou que possui o vício do fumo desde os sete anos de idade. "Eu preparava, na época, o cachimbo do meu velho pai. Daí, adquiri o vício. Graças a este programa, estou conseguindo me livrar do vício", disse.
Ainda segundo a direção do Programa de Controle do Tabagismo, todos os pacientes encaminhados para o serviço conseguiram deixar de fumar. Além das orientações e do tratamento psicológico, também são ofertados, na rede municipal de saúde, medicamentos e, em breve, a Semus prevê a distribuição de adesivos transdérmicos.
O Programa de Controle do Tabagismo é mantido pela Coordenação de Saúde do Adulto da Semus. Para mais informações, basta ligar para o (98)-3214-7306.

Nenhum comentário:

Postar um comentário