segunda-feira, 18 de maio de 2015

PREFEITURA FISCALIZA QUALIDADE DE ÁGUA DE CAMINHÕES-PIPA

Por: Agência São Luís
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou na manhã desta sexta-feira (15) a operação "Água Legal", na área do Espigão Costeiro e na Avenida Litorânea. Na ocasião, foram fiscalizados os caminhões-pipa que distribuem água em diferentes pontos da capital maranhense.
A titular da pasta da Saúde, Helena Duailibe, destaca que o trabalho reforça as ações de prevenção dentro da política de saúde do Município. "Essa operação é um desdobramento das visitas técnicas às empresas que fornecem água, realizadas há algumas semanas pela Vigilância Sanitária. Na ocasião, elas foram fiscalizadas, e agora fomos às ruas verificar o cumprimento das normas sanitárias, porque é uma determinação do prefeito Edivaldo esse cuidado com a qualidade de vida da população de São Luís", afirmou.
O trabalho, feito por técnicos da Vigilância Sanitária Municipal, consistiu na verificação do alvará sanitário – que deve constar no veículo próprio para o serviço - e de se a água transportada continha a quantidade recomendada de cloro, para a purificação do líquido, conforme orientação técnica do Ministério da Saúde (MS).
Antes de verificar a documentação obrigatória, técnicos da Vigilância, utilizando um kit cloração apropriado, coletavam uma quantidade de água e, por meio de mistura com reagente específico, avaliavam de forma imediata se o líquido continha o teor de pureza necessária. Em seguida, também era checada a condição de limpeza da mangueira utilizada no repasse da água do tanque do caminhão para outro reservatório.
Na vistoria, mais da metade dos veículos abordados não apresentou os requisitos exigidos de aplicação do cloro na água, e os representantes das empresas que não se enquadraram nas regras receberam um Termo de Intimação, para que se apresentem – num prazo de cinco dias úteis – na Vigilância Sanitária do Município para receberem orientações sobre a correção dos problemas apresentados. A operação "Água Legal" vai continuar nas próximas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário