segunda-feira, 13 de abril de 2015

PREFEITURA E UNICEF FIRMAM PARCERIA PARA AÇÕES NA SAÚDE PELA PCU


A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), firmou parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com o objetivo de criar um plano de ação para a adoção de medidas de combate à mortalidade infantil e assistência pré-natal às gestantes. A iniciativa faz parte da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), criada pelo Unicef e que traça um diagnóstico das condições sociais no território brasileiro.
Entre os compromissos selados, estão ações de conscientização e incremento na rede pública de acompanhamento, em especial, das adolescentes entre 10 e 19 anos que estejam grávidas, evitando desta forma, a elevação dos índices de mortalidade neonatal.
Além de firmar estes acordos, na manhã desta sexta-feira (10) no auditório da Semus, foi feita a primeira reunião preliminar de planejamento da Semana do Bebê, uma estratégia de mobilização social para evidenciar a importância da atenção em saúde, educação e cidadania na primeira infância.
A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, lembrou que a atual gestão municipal tem reforçado a assistência às gestantes e crianças, que estão tendo maior acompanhamento, a partir da política de fortalecimento da atenção básica.
"Por orientação do prefeito Edivaldo, estamos promovendo a expansão do serviços direcionados à assistência a este público, e o alcance destas ações certamente vão aumentar, com essa importante parceria o Unicef ", frisou a secretária.
A reunião preliminar de planejamento da Semana do Bebê foi coordenada pela representante do Unicef no Maranhão, Lissandra Leite, que apresentou alguns indicadores relacionados à gravidez na adolescência e pré-natal.
"A Prefeitura se mostrou receptiva à nossa proposta, e a partir dos dados que temos, vamos ajudar a formular, orientar e acompanhar as ações não apenas com a Saúde, mas também em outras áreas, como educação e assistência social para promover o engajamento de todos na luta para concretizar direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos como prioridade", afirmou.
A Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) é uma contribuição do Unicef na busca de um modelo de desenvolvimento inclusivo das grandes cidades, que reduza as desigualdades que afetam a vida de crianças e adolescentes. A primeira edição, realizada de 2008 a 2012, abrangeu os municípios do Rio de Janeiro, São Paulo e Itaquaquecetuba. A segunda edição abrange o período de 2013 a 2016 e contempla oito capitais, incluindo São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário