sexta-feira, 24 de abril de 2015

PREFEITO LANÇA PROJETO DOS AGENTES MIRINS DE SAÚDE NO COMBATE A DENGUE


Durante solenidade de entrega da reforma da Unidade Escola Basica (U.E.B.) Cecília Meireles, realizada nesta quinta-feira (23), na Cidade Olímpica, o prefeito Edivaldo lançou a campanha "Agente Mirim de Combate à Dengue", que vai sensibilizar e educar as crianças sobre a importância de prevenir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Na ocasião, o prefeito apresentou o selo do Agente Mirim, que será distribuído para as crianças de toda a rede municipal de ensino.
"Aproveitando este dia, em que entregamos uma escola totalmente reformada para educação infantil, fazemos o lançamento desta campanha muito importante, que é o primeiro passo de uma grande ação que envolverá toda sociedade no combate à dengue. A campanha 'Agente Mirim de Combate à Dengue' vai envolver os pais, as crianças e a comunidade nessa missão", explicou o prefeito Edivaldo.
O prefeito disse ainda que a gestão municipal trabalha com os agentes de endemias e os agentes comunitários de saúde atuando em campo. "A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) está atuando na limpeza da cidade, a Blitz Urbana está atuando na fiscalização e notificação de terrenos baldios. Como ente público, estamos fazendo nossa parte e convidamos toda população a estar envolvida. Todos juntos por São Luís e juntos na luta em combate à dengue", convocou o prefeito.
Com o projeto, a escola vai formar as crianças sobre a prevenção sobre a doença, trabalhando a temática através de atividades lúdicas elaboradas a partir de planejamentos e jornada pedagógica, que acontece mensalmente aos sábados.
"As crianças vão receber as orientações que serão levadas para o contexto da família e da comunidade e a gente espera que a família se envolva e reconheça a importância do trabalho coletivo entre escola, família e comunidade, como um agente capaz de combater e eliminar esse mosquito", explicou a coordenadora pedagógica, Raimunda Sousa.

No primeiro dia de aula na nova escola, os alunos do Infantil 2 já receberam as primeiras orientações sobre como combater o mosquito, e garantem que vão repassar o que aprenderam na escola para os pais.
"Eu vou ensinar em casa para o meu pai que não pode deixar água dentro das garrafas e nem dentro dos pneus", explicou o pequeno Pedro Iago dos Santos, de 5 anos. Já a Maria Eduarda Serra, de 5 anos, também afirmou que repassaria o conhecimento quanto ao combate à dengue. "Aprendi hoje que serei uma heroína e vou ensinar para minha mãe que não pode deixar os baldes com água no quintal, nem as bacias e nem a tampinhas de refrigerantes", explicou. "Não pode deixar lixo jogado no chão e nem água parada", acrescentou a pequena Ana Kely Serrão, também de 5 anos.
"O agente mirim será aquela pessoa que estará em casa repassando as orientações de combate à dengue para os pais de maneira bem singular. Com isso, reforçamos através de outra linha a nossa campanha de combate à dengue, que hoje conta com a ajuda dos agentes de endemias e agentes de saúde. Assim, teremos uma redução no número de casos de dengue e cidadãos mais conscientes", explicou a secretaria Municipal de Saúde, Helena Duailibe.
A professora de Educação Infantil, Ivaneide de Jesus Santos Neves, acredita que os alunos serão reprodutores de tudo que estão aprendendo por meio desta campanha e serão agentes de fato no ambiente familiar.
"A campanha chegou em um momento muito importante e para um bairro onde as crianças são carentes desse tipo de informação. Por isso, se hoje essa informação é fixada por estas crianças, elas a levarão por onde forem. Aqui eles serão ensinados a observar e combater os possíveis criatórios do mosquito e também de multiplicar para família esses ensinamentos", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário