domingo, 7 de junho de 2020

ATENÇÃO! O NAVIO STELLAR BANNER TERÁ QUE SER NAUFRAGADO FORÇADAMENTE

Encalhado desde fevereiro deste ano, a embarcação não poderá ser resgatada, e terá que ser naufragada


Infelizmente, após análises de mergulhadores e submarinos operados remotamente, não haverá salvação para o Stellar Banner. As estruturas ficaram tão danificadas ao ponto de comprometer sua navegabilidade. Devido a isso, o navio será naufragado, isto é, será alijado, forçadamente, a 150 km da costa.

A embarcação carregada de minério de ferro da empresa Vale, que saiu do Terminal Portuário da Ponta da Madeira, em São Luís, e teria como destino a cidade de Qingdao, na China, começou a afundar no final de fevereiro desse ano.

Desde então, a Marinha do Brasil estabeleceu uma gabinete de crise para dar inicio a salvatagem do navio, e todos os cuidados foram tomados para que 4 milhões de litros do combustível da embarcação não vazasse na baia de São Marcos.

Após a retirada do óleo pela empresa sul-coreana Polaris Shipping, numa complexa e cuidadosa operação, a Marinha do Brasil informou que o navio havia sido estabilizado, dando início em maio deste ano, ao alijamento de 80 mil toneladas de minério de ferro do navio mercante Stellar Banner.

O esforço dos agentes, mergulhadores, equipes de salvatagem e autoridades envolvidas evitou danos piores ao meio ambiente, não havendo risco de novos vazamentos, e todo resíduo remanescente de óleo será removido.

Parte da carga que ainda permanece nos porões, não oferece danos a vida marinha. Ainda não há data para o procedimento de alijamento do MV Stellar Banner.

Aguardaremos maiores informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário