segunda-feira, 1 de junho de 2020

EM SOLENIDADE ONLINE, REITOR NATALINO SALGADO DÁ POSSE AOS NOVOS CONSELHEIROS DA UFMA

Os novos membros dos Conselhos Universitários, de Administração e de Ensino, Pesquisa e Extensão, tomaram posse nesta segunda-feira (01) às 10h da manhã através de vídeo conferencia presidida pelo Presidente dos Conselhos e Reitor da UFMA, Natalino Salgado filho, e secretariada pela Srª Altiva Dorcas. 

De acordo com a PORTARIA GR Nº 227/2020-MR , assinada no dia 30 de março de 2020, os representantes discentes de fato e de direito já estão conselheiros, no entanto, o professor Natalino Salgado enfatizou a necessidade de realizar a posse por meio de um encontro virtual, como um ato simbólico de posse para os novos conselheiros universitários.

Os estudantes empossados compõem os órgãos de deliberação superior da Universidade Federal do Maranhão – UFMA e representam a categoria discente. Como conselheiros, deverão expor o posicionamento dos estudantes e participar das decisões do Consun, com direito a voz e voto.

O conselheiro Marcony Edson, estudante de Oceanografia do Campus Bacanga e presidente do Diretório Central dos Estudantes – DCE UFMA “17 de Setembro” gestão Quem Vem Com Tudo Não Cansa, falou da importância do CONSUN para a universidade e enfatizou a legalidade da gestão do DCE, criticou ainda veemente os estudantes ligados a partidos políticos que tem usado esse momento de fragilidade para confundir o corpo estudantil com a criação de um DCE ilegal e criminoso. Edson também parabenizou a gestão do professor Natalino que tem sido protagonista entre os reitores de instituições federais no país, destacou o fato de o mesmo ter sido o pioneiro no Brasil a decretar o isolamento social da comunidade universitária, bem como a suspensão do calendário acadêmico, e também por proporcionar condições no HU-UFMA para receber pacientes diagnosticados com Covid-19. “Quero parabenizá-lo pela sua maturidade e sobriedade em lidar com toda essa situação calamitosa que nos encontramos, o senhor reforça o compromisso com a defesa da educação pública, da autonomia universitária e da democracia.” disse Marcony.

O professor Fernando Carvalho parabenizou a gestão do DCE e destacou a sua legitimidade frente à representação discente. Fez críticas à gestão anterior no que tange o uso inadequado do conselho universitário para interesses próprios com a nomeação de estudantes sem legitimidade e legalidade para tal função e simplesmente por estarem ligados por questões políticos. Também colocou a disposição a AGEUFMA.

O conselheiro Maxsuel Silva, estudante de Pedagogia e membro do DCE, pontuou o privilégio de fazer parte de uma universidade publica, no universo onde somente 13,9% dos jovens de 18 a 24 anos têm acesso a uma instituição federal. Parabenizou também o Professor Arkley Bandeira e principalmente o professor Leonardo Soares pelo empenho e pelo dialogo mantido diuturnamente com os estudantes. E finalizou enfatizando: “Vamos defender uma participação mais ampla e efetiva na formulação das políticas de assistência estudantil, propor a ampliação da oferta de bolsas de pesquisa e extensão e lutar pelos interesses dos estudantes!” 

O Superintendente de Inovação e Tecnologia, Anilton Maia evidenciou soluções para acesso remoto, com a disponibilização de softwares, e-mails institucional e de várias articulações que a universidade está buscando para facilitar a vida dos estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário