terça-feira, 30 de junho de 2020

CIENTISTAS IDENTIFICAM OUTRO VÍRUS CAPAZ DE DESENCADEAR OUTRA PANDEMIA

A nova cepa surgiu na China e tem os porcos como hospedeiros, mas pode infectar seres humanos

Imagem mostra representação de um vírus da gripe: fábrica do Instituto Butantã foi projetada para produzir 20 milhões de doses de vacina tríplice contra a doença
Imagem mostra representação de um vírus da gripe: fábrica do Instituto Butantã foi projetada para produzir 20 milhões de doses de vacina tríplice contra a doença Oxford Scientific/Latinstock/VEJA/VEJA.
Uma nova cepa do vírus da gripe com potencial de causar uma pandemia foi identificada na China. O tipo surgiu recentemente e tem os porcos como hospedeiros, mas pode infectar seres humanos. Exames feitos em 338 trabalhadores da indústria de carne suína apontam que 10% deles já haviam sido infectados.

A descrição do novo vírus foi relatada na revista científica PNAS, da Academia Nacional de de Ciências dos Estados Unidos. 

Um dos aspectos preocupantes do novo vírus, de nome provisório G4 EA H1N1, é que ele parece ter alta capacidade de infectar humanos. Como se trata de uma nova linhagem do vírus influenza, que causa a gripe, as pessoas podem ter pouca ou nenhuma imunidade a ela. 

O  tipo é semelhante ao da gripe suína de 2009, que matou cerca de 250 mil pessoas no mundo, mas com algumas características importantes que podem torná-lo mais agressivo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário