sexta-feira, 12 de junho de 2020

VÍDEO: O NAVIO MERCANTE STELLAR BANNER FOI AFUNDADO NA MANHÃ DESTA SEXTA (12)

A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN), informou que o Navio Mercante Stellar Banner afundou na manhã desta sexta-feira (12). Os procedimentos para o afundamento se iniciaram ainda durante a madrugada e transcorreram como planejados e detalhados no Plano de Alijamento, aprovado pela Autoridade Marítima com anuência da Autoridade Ambiental.
A aeronave Poseidon, contratada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), realizou voos pela manhã para monitoramento e continuará no local nos próximos dias. A Marinha do Brasil, por meio do Com4ºDN e da Capitania dos Portos do Maranhão, manterá a fiscalização das atividades junto com as autoridades ambientais do estado do Maranhão, na presença da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) e do IBAMA.
A fase de preparação para o afundamento ocorreu em consonância com os pareceres da Sociedade Protection and Indemnity (P&I) e da organização ITOPF (International Tanker Owners Polutions Federation) que reúnem boas práticas mundialmente reconhecidas nas questões ambientais.
O AHTS (Anchor Handling Tug Supply) Bear, o OSRV (Oil Spill Response Vessel) Água Marinha na contingência, o OSV (Offshore Support Vessel) Normand Installer e o Navio de Apoio Oceânico “Iguatemi”, da MB, permanecerão na área pelos próximos três dias, a fim de verificar possíveis objetos que por ventura se soltem do Navio e manchas de óleo na cena de ação.  

MA10

Nenhum comentário:

Postar um comentário