terça-feira, 3 de setembro de 2019

ABSURDO! ABATEDOURO ILEGAL EM SANTA HELENA DENUNCIA O REFLEXO DA MÁ GESTÃO DO EX-PREFEITO

Cidade de Santa Helena não tem tido sorte com os últimos gestores e encontra-se em situação calamitosa. Uma delas é a prática de abatedouros ilegais, que são um perigo para a saúde pública.

Resultado de imagem para João Jorge de Weba Lobato

Denuncias da falta de higiene e extrema crueldade com os animais abatidos, o que por lei é proibido, vem acontecendo em abatedouro de Santa Helena, o que é reflexo da má gestão de João Jorge de Weba Lobato (Drº Lobato), o qual foi prefeito entre os anos de 2013 a 2016, sendo que o problema perdura até hoje.

Transgressões que vão desde maus tratos para com os animais no momento de seu abate, até a falta de higiene, tornando o ambiente altamente insalubre. Nos frigoríficos legalizados o atordoamento do animal se dá entre 100 a 200 milésimos de segundos, ao passo que, nos clandestinos, o animal agoniza por longos minutos, uma vez que é impiedosamente abatido a golpes de facão, machado ou marreta.

De acordo com a lei, todos os funcionários devem usar luvas, máscaras e botas, e o manuseio de forma errada, sem seguir a lei, pode acarretar problemas de saúde na população que consome essa carne e grave infração, passiva de pena judicial.

A carne do animal em contato com o chão e inclusive em um local que parece o banheiro.

Nesse abatedouro, o animal morto de forma errada é manuseado diretamente no chão sujo por funcionários sem luvas ou qualquer equipamento de proteção e higiene. O ex-prefeito da cidade, que inclusive pretende ser candidato na próxima eleição deveria ter vergonha do péssimo "legado" deixado na sua gestão!

Funcionário manuseando o animal abatido de forma errada.

Estudos realizados por órgãos da saúde pública comprovaram que existem, atualmente, mais de 30 doenças transmissíveis via carne contaminada, proveniente dos abatedouros clandestinos. 

Doenças graves como a Cisticercose, que ataca o cérebro, provoca convulsões e distúrbio de comportamento, Teníase infecta os intestinos e causa dores, náuseas e perda de peso, Listeriose que causa febre, dores de cabeça e pode provocar abortos em grávidas, Toxoplasmose que provoca problemas no fígado, pulmão e coração e Tuberculose, que causa problemas nos pulmões.

Esperamos que essa matéria venha chegar ao conhecimento das autoridade competentes, para que se possa tomar as devidas providencias, antes que vire um problema de saúde pública estadual e generalizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário