sábado, 7 de setembro de 2019

GOVERNO FEDERAL LANÇARÁ A NOVA CARTEIRA DE ESTUDANTE QUE SERÁ DIGITAL E GRATUITA A TODO O BRASIL


O presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou nesta sexta-feira (6) uma medida provisória que cria uma carteirinha estudantil digital. Chamado “ID Estudantil”, o documento valerá para alunos dos ensinos fundamental, médio ou superior.

Entenda em 8 pontos:
  • Emissão será gratuita por meio de lojas de aplicativo no celular
  • Caixa Econômica vai oferecer o documento físico de graça
  • Emissão está prevista para começar em 90 dias para o ensino superior e até seis meses para alunos da educação básica.
  • MP não prevê veto à emissão de carteirinhas por Une, Ubes e outras entidades
  • Estudante que emitir o "ID Estudantil" vai ter que fornecer dados para banco do MEC.
Sem citar entidades, Bolsonaro diz que MP é "bomba" e evita que "certas pessoas" promovam o socialismo nas universidades. Em maio, polêmica sobre as carteirinhas levou a demissão do presidente do Inep, documento vai permitir que estudantes paguem meia entrada em shows, teatro, cinema e outros eventos culturais.

Nas lojas em 90 dias

A carteirinha poderá ser baixada gratuitamente nas lojas Google Play e Apple Store. Elas serão usadas na tela do celular, sem necessidade de impressão. Quando for necessário, o documento físico será emitido em parceria com a Caixa Econômica Federal.

Assim como a carteirinha tradicional, o documento permite que estudantes paguem meia entrada em shows, teatro, cinema e outros eventos culturais. A emissão, no entanto, só começa 90 dias após a assinatura da MP e publicação no Diário Oficial.


Por Felipe Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário