sexta-feira, 6 de setembro de 2019

ERRATA: PROCISSÃO DOS ORIXÁS - O RUFAR DOS TAMBORES PARA CELEBRAR OS 407 ANOS DE SÃO LUIS-MA

Na frente, um grupo de crianças irá representar a corte imperial do Divino Espírito Santo. A caminhada terá destino ao Largo do Desterro.



São Luis/MA - A partir das 16h30 do domingo(08), cerca de seis mil pais, mães, filhos e filhas de santo do Maranhão e Piauí - estarão concentrados em frente ao Palácio La Ravardiere, sede da Prefeitura, para realizar a tradicional Procissão dos Orixás. O evento, promovido pela Federação de Umbanda e Cultos Afros do Estado do Maranhão – FUCABMA- com apoio da Prefeitura de São Luís, integra o calendário das atividades em comemoração ao aniversário da cidade.

A procissão, organizada há mais de 50 anos pela FUCABMA– entidade presidida Biné Gomes, Abinokô do Terreiro de Iemanjá e Membro do Conselho Estadual de Igualdade Racial, e que tem como patrono o vereador e pai de santo Astro de Ogum, vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, tem como objetivo homenagear Dom Luís Rei de França, entidade inspirada no rei que deu nome à capital maranhense, e Nossa Senhora da Vitória, padroeira de São Luís.

As caravanas advindas do interior estarão chegando a capital maranhense na noite de sexta feira(06) e manha de sábado(07) com destino ao Parque Folclórico da Vila Palmeira, que servirá de abrigo aos umbandistas.

ROTEIRO 

Antes da saída do cortejo, ao som das caixeiras, integrantes de terreiros cantaram hinos da Umbada e de louvação a Oxalá e Iemanjá. Logo em seguida, os tambores de mima rufaram para que os adeptos mostrem a força da religião de matriz africana e, dançando, saudarão os 407 anos de fundação de São Luís.

Na frente, um grupo de crianças irá representar a corte imperial do Divino Espírito Santo. A caminhada vai percorrer a Rua dos Afogados, Rua do Egito, Rua da Palma até chegar ao Largo do Desterro.

Dentro da igreja haverá saudação à corte do Divino e às imagens de São Luís Rei de França (gentil nagô Dom Luís Rei de França), Santa Bárbara (Iansã), Nossa Sra da Conceição (Iemanjá e Oxum) e São Sebastião (Oxóssi). Após a lavagem da escadaria da Igreja do Desterro, sob a proteção dos guias e orixás, os tambores e cabaças irão homenagear voduns, orixás e a encantaria maranhense.

À FRENTE DO RITUAL 

À frente da procissão, pedindo proteção, paz e muita saúde, estará o pai de santo Astro de Ogum. O vereador, que é filho de Oxumaré com a cabeça emprestada para Ogum, ratifica que o ritual é uma forma de realizar a limpeza espiritual da cidade.

“Cumprimos essa rotina há mais de 50 anos. A lavagem da escadaria da Igreja do Desterro, uma das mais antigas da cidade, nos permite promover o congraçamento entre os cultos de matriz africana. Neste momento, seremos movidos pela fé, e de olhos fechados pedimos paz, saúde e harmonia”, finalizou Astro de Ogum.

O vereador, que coordena o evento há 22 anos, afirma que milhares de pessoas, vestidas de branco, participarão deste ato de fé e religiosidade. “O que nós queremos, a cada ano, é pedir saúde, paz e prosperidade para todas as pessoas, independente de religião, uma vez que cada um encontra a sua maneira de chegar a Deus”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário