sexta-feira, 13 de setembro de 2019

ALÔ LULA FYLHO! DENUNCIAS DE QUE O SERVIÇO DE EMERGÊNCIA DO SAMU ESTÁ IGNORANDO ATENDIMENTOS NA MADRUGADA


Resultado de imagem para samu do maranhão

Um absurdo o atendimento que o SAMU tem prestado à população de São Luís no período noturno! Chega ao ponto de se imaginar que um instrumento da prefeitura usado para salvar vidas, esteja na realidade permitindo que vidas pereçam por puro descaso. Este blog tem recebido denúncias sérias de quem tem chamado o 192 na madrugada, mas o dia amanhece e a ambulância nunca chega para socorrer o doente.

Uma moradora do Jardim América delatou que estava com uma criança de 3 anos passando mal em casa, chorando com fortes dores na barriga, e por volta de 1h40, vendo que o quadro só se agravava resolve ligar para o serviço, só que em vão. Os atendentes investigaram o que acontecia com a criança, e mesmo ouvindo o choro do pequenino, insensivelmente pedem a ela que procure socorro na vizinhança.

"Liguei no horário de 1:40 da madrugada. Contei a situação de meu sobrinho, que estava chorando e com muita dor na barriga. E ele simplesmente pediu pra que eu fosse até a casa de um vizinho pedir uma dipirona pra criança tomar. Logo depois eu perguntei se eles viriam buscar a criança e ele mandou eu aguardar a SAMU. Resultado é que amanheceu, a ambulância não chegou, só então levei a criança pra UPA. Quer dizer, se fosse um caso de morte ele tinha morrido por negligência da prefeitura. Isso é um absurdo!", relata a contribuinte.

Esta não é a primeira denúncia que chega a este blog. Em 2017 um cidadão da Cidade Operária também contou que numa madrugada chamou por diversas vezes o 192, pois sua esposa estava em situação de urgência, e tinha sempre como resposta a cada ligação que a ambulância já estava a caminho. Vendo que não chegaria, para salvar a vida da mulher, ele se obrigou a incomodar um vizinho, que levou a paciente ao hospital. E mesmo não tendo cancelado pedido, ele contou que a tal ambulância nunca chegou ao local da solicitação.

Esse último fato eu relatei na oportunidade no meu programa de rádio, e uma ouvinte do Anjo da Guarda, aproveitou para denunciar uma situação idêntica que teve desfecho pior, pois o pai dela faleceu na madrugada e o serviço não chegou para socorrê-lo, ou ao menos tentar.

Este editor também sentiu na pele a sensação desta inoperância há um ano, quando chamei o atendimento à minha mãe que estava na ânsia da morte, que só chegou com mais de três horas, depois de muita insistência.

Então fica questionamentos: será se a SEMUS orienta os atendentes do SAMU a ignorar as emergências da madrugada, mandando pacientes procurar vizinhos para socorrê-los, eximindo-se de suas responsabilidade? E pra que diabos era aquele horror de ambulância alugada pelo secretário de Saúde Lula Fylho em abril de 2018, visando, segundo alardeava, "proporcionar mais agilidade ao atendimento móvel de saúde, garantir maior eficácia no serviço prestado e reduzir o tempo-reposta às chamadas feitas pela população"?

Lembrando que no mês de maio servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ameaçavam cruzar os braços, denunciando a falta de condições de trabalho. E segundo informação, a insatisfação dos trabalhadores é mantida por conta de muitas irregularidades no setor, que são ignoradas pelo secretário.

Alguma coisa está fora da ordem, pois pelo visto estão trabalhando irresponsavelmente, brincando com vidas com esse atendimento ao "jeitinho brasileiro", e a população é que acaba pagando caro pelo descaso na saúde.

Resta saber pra onde está indo o nosso suado dinheiro.

Por Blog do Adilson Carlos

Um comentário:

  1. Muito boa essa matéria, apesar do serviço ser de excecialidade à população,existem muitos casos de omissão infelizmente.com as denúncias as coisas tendem a melhirar

    ResponderExcluir