sexta-feira, 6 de novembro de 2020

DESASTRE AMBIENTAL: DERRAMANENTO DE 180 MIL LITROS DE ÓLEO É DENUNCIADO PELO DEPUTADO WELLINGTON

O deputado estadual Wellington do Curso oficiou, nessa quinta-feira (5), à Agência Nacional de Transporte Aquaviário (ANTAQ), o IBAMA, a Polícia Federal, a Marinha e o Ministério Público a fim de que seja instaurado procedimento para apurar a responsabilidade dos fatos ocorridos ontem (04) no Porto do Itaqui, que resultou no derramamento de mais de 180.000 litros de óleo diesel, por um duto subterrâneo entre os berços 105 e 106, no mar.

Segundo informações preliminares, houve grave erro da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) que permitiu a conexão do navio, operado pela empresa Ultra, na linha subterrânea que estava fora de operação (cortada).

Ao fundamentar a solicitação, o deputado Wellington informou que essa mesma linha já havia apresentados problemas no início do ano em uma operação de etanol, e desde então a EMAP não atuou para que não ocorresse conexões na linha.

“Oficiei as autoridades competentes para que investiguem o ocorrido. Foram derrmados mais de 180 mil litros de óleo diesel no mar. O impacto ambiental que isso causa é extremo e, aparentemente, é algo que poderia ser evitado. De acordo com informações, houve um erro grave por parte da Emap, que foi quem permitiu a conexão do navio operado pela presença Ultra, na linha que estava cortada. Essa linha já havia apresentado problemas no início do ano, mas a Emap sequer atuou preventivamente para impedir que tragédias como essa ocorressem. Aguardamos que as devidas providências sejam adotadas”, disse Wellington.

OEstado

Nenhum comentário:

Postar um comentário