segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Prefeito Eduardo Braide acompanha retorno seguro de torcedores ao Estádio Nhozinho Santos

O prefeito Eduardo Braide acompanhou, domingo (3), a volta de torcedores ao Estádio Municipal Nhozinho Santos, após mais de um ano e meio de portas fechadas para o público. Para que o retorno da torcida aos estádios e ginásios municipais fosse possível, a Prefeitura de São Luís editou o Decreto Municipal nº 57.179, de 16 de setembro de 2021, com medidas sanitárias para evitar a disseminação do novo coronavírus. O reencontro dos torcedores com o estádio foi marcado por jogo entre o Moto Club e o América de Natal (RN), pelo Campeonato Brasileiro da Série D.


“São Luís foi a primeira capital do Brasil a vacinar toda sua população adulta, assim como os adolescentes com mais de 12 anos e o retorno seguro de público ao Nhozinho Santos se deve, principalmente, a esse trabalho que temos realizado desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19. Além disso, também editamos decreto com medidas sanitárias para garantir ainda mais segurança aos torcedores, como a ocupação, neste primeiro momento, de apenas 30% da capacidade do estádio. Em breve, conforme avaliação desta primeira partida, vamos ampliar ainda mais a capacidade”, disse o prefeito Eduardo Braide.

Para minimizar os riscos de contaminação pelo novo coronavírus, o edital de retorno seguro de público aos estádios e ginásios de São Luís prevê a ocupação de apenas 30% da capacidade dos espaços, regra seguida a rigor pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta primeira partida do Nhozinho Santos com presença de torcedores.

Como medida sanitária, a entidade também estabeleceu a apresentação de comprovante de vacinação na entrada à arena, certificado em porte de mais de 80% da população da cidade, que já teve a oportunidade de receber as duas doses de um dos imunizantes disponíveis.

Ainda na entrada, os profissionais que trabalharam durante a partida aferiram a temperatura de todos os torcedores, que tiveram à disposição álcool em gel em pontos estratégicos do Estádio Municipal Nhozinho Santos.


No sábado (2), dia anterior à partida, a Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdel) promoveu lavagem e sanitização dos espaços, como arquibancadas, portões, catracas, entre outros. Com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Vigilância Sanitária, a secretaria também ofereceu testes de covid para todos os profissionais que trabalharam durante o jogo entre Moto Club e América de Natal (RN), com 24h de antecedência do jogo.


“Essa partida com retorno de torcedores ao Gigante da Vila Passos é fruto de uma preparação da gestão do prefeito Eduardo Braide, que deu um show de bola na vacinação e mais de 80% da população já está vacinada com a segunda dose. Além disso, em parceria com a Semus, também conseguimos testes para quem fosse trabalhar durante a partida. Antes, fizemos todo um trabalho de higienização das instalações do estádio para garantir a segurança dos torcedores. E o resultado foi um evento seguro, com todos os protocolos sendo seguidos e o público feliz pelo retorno às arquibancadas”, disse o titular da Semdel, Ricardo Diniz.

Durante a partida, a Vigilância Sanitária liberou somente a venda de comidas industrializadas. Oito vendedores ambulantes foram credenciados para trabalharem no estádio. Quanto à circulação e permanência no estádio, foi estritamente possível pelo uso indispensável da máscara de proteção, um dos meios mais eficazes, depois da vacina, para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

Acompanharam o prefeito durante a partida, os vereadores Octávio Soeiro (Podemos) é Ribeiro Neto (PMN), além do secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Liviomar Macatrão; dos presidentes do Comitê de Limpeza Urbana, Joabson Júnior e da Agência Municipal e Desenvolvimento Econômico e Social, Felipe Mussalém; e do secretário-adjunto de Desporto e Lazer, Arnaldo Murad.

(Prefeitura de SLZ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário