sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Câmara de São Luís celebra o Dia do Professor

Membros da Comissão de Educação da Casa falaram sobre importância de promover melhores condições de trabalho para a categoria

O Dia do Professor é comemorado no Brasil no dia 15 de outubro. A data foi estabelecida no ano de 1963, pelo decreto nº 52.682, durante o governo de João Goulart. A comemoração homenageia a importância do professor e reconhece a relevância do trabalho destes profissionais no desenvolvimento de todas as pessoas.

A profissão apresenta muitos desafios e por conta da pandemia foram surgindo outros. Durante quase dois anos as escolas ficaram fechadas e a dinâmica do ensino sofreu mudanças e adequações. O ambiente educacional migrou para plataformas digitais, com uma nova forma de ensinar, durante este processo muitos professores continuaram compartilhando conhecimento e incentivando os alunos.

O momento atual é de volta às aulas presenciais, depois de um longo período dos alunos e professores longe das escolas, a retomada é marcada por otimismo e esperança de que o ensino vai continuar ajudando no crescimento dos jovens e adultos

O vereador Marlon Botão (PSB) destacou o trabalho desenvolvido pelos professores. “O dia do professor, da professora, deveria servir para que todo brasileiro fizesse a seguinte reflexão: ‘o que seria de mim sem os meus professores?’. A educação é o único caminho para emancipar o homem, como dizia Brizola. E nesse contexto, os professores que passam por nossa formação têm papel fundamental. Um bom professor tem o poder de mudar vidas, de salvar vidas”, disse.

Valorização

Existem aproximadamente 2,6 milhões de professores no nosso país, dos quais 2,2 milhões lecionam na educação básica. Diariamente os profissionais atuam na formação de crianças e jovens, capacitando as novas gerações.

Cabe ressaltar que a data serve também para alertar para o descaso e desvalorização desse profissional, principalmente na questão salarial.

Marlon Botão informou que é preciso garantir condições dignas para o ensino escolar e para os professores. O parlamentar acrescentou que os vereadores devem apoiar projetos para garantir escolas dignas em toda a cidade, com boa infraestrutura e material didático de qualidade para que os professores possam desempenhar seu papel de forma plena.

“Minha maior homenagem aos professores de São Luís é continuar trabalhando na Câmara Municipal para garantir os direitos e a valorização dessa categoria tão importante para nossa sociedade e para nossa democracia”, acrescentou.

O vereador Andrey Monteiro (Republicanos) ressalta que o crescimento de uma comunidade está relacionado à educação. “É preciso lembrar que o melhor desenvolvimento da nossa cidade está ligada diretamente à educação e, para melhorar a educação, precisamos garantir melhores condições de trabalho para os nossos professores. Ser professor é ser inspiração para a vida! São profissionais que mesmo com tantas dificuldades e desvalorização, exercem a profissão com muito amor e dedicação”, disse.

Para o republicano, os professores são profissionais que merecem todo o respeito da sociedade. “Minha completa admiração aos profissionais que se dedicam nessa missão de educar! Vamos todos juntos por uma educação de qualidade. Os professores são responsáveis pela transformação do nosso futuro”, concluiu Andrey Monteiro.

(Câmara de SLZ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário