sábado, 9 de outubro de 2021

Câmara promoverá live alusiva à Campanha Outubro Rosa, quarta-feira, 13

A Câmara realizará na próxima quarta-feira, 13, uma live com o tema “Câncer de Mama: conhecer para combater”, com a participação da mastologista, Dr. Jéssica Mendes. A transmissão ocorrerá das19h30 às 20h30, no Instagram oficial da Câmara (@camaraslz).


A live é uma realização do Departamento de Comunicação Organizacional e o setor de Psicologia da Casa Legislativa. Ela compõe as ações do Outubro Rosa e tem como objetivo estreitar o relacionamento com o público, conscientizando-o sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

“Nós pensamos na live como uma forma de continuar promovendo a Campanha do Outubro Rosa, apesar do cenário pandêmico que nós ainda enfrentamos. É um meio de manter o debate sobre a importância das ações preventivas em relação ao câncer de mama, mesmo neste cenário”, declarou Larissa Viveiros, relações públicas da Câmara.

O psicólogo Mauro Brandão, mediador do evento, explicou ainda que a live responderá questionamentos como: O que é o câncer de mama? Como prevenir? Quais os sintomas e consequências? Como ter acesso aos meios de saúde? A abordagem tem o intuito de estimular o autocuidado e a cidadania das mulheres.

“O evento está alinhado a essa prerrogativa de informar e promover a sensibilização de cada vez mais pessoas, quer seja no nível individual, com o estímulo ao autocuidado e à orientação, quer seja no nível macro com a busca pela efetivação de políticas públicas”, avaliou Mauro.

Câncer de Mama

A convidada da live, a mastologista Dr. Jéssica Mendes, alerta que embora o tema do câncer de mama ganhe repercussão neste mês de outubro, a prevenção e o diagnóstico precoce deve ser estimulada durante todo o ano.

Segundo a especialista, esse é considerado o tipo de câncer que mais mata mulheres no país e no mundo. Em 2021, estima-se que ocorrerão 66.280 casos novos da doença, uma taxa de incidência de 43,74 casos a cada 100.000 mulheres. Em São Luís, estima-se 330 novos casos para o mesmo período.

“É uma doença que vale a pena discutir e conhecer mais, pois dessa forma nós podemos melhor combatê-la, então fica aqui o convite a todos e todas que puderem nos acompanhar, será um grande prazer”, convidou.

Biografia

Jéssica Mendes tem pós-graduação em Saúde da Família pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), é cirurgiã geral pelo programa de Residência Médica do Hospital Carlos Macieira, mastologista pelo programa de Residência Médica do Hospital do Câncer Aldenora Bello, mestranda em Saúde Coletiva pela pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFMA e membro da Sociedade Brasileira de Mastologia.

(Câmara de SLZ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário