quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Hospital Veterinário Universitário da UEMA passará a funcionar aos sábados

O HVU-UEMA é um Hospital Veterinário Universitário, criado em 1977 com o objetivo de complementar a estrutura de funcionamento do curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Maranhão. Desse modo, a manutenção de rotinas clínico cirúrgicas é empregada para dar suporte acadêmico aos alunos de graduação e pós-graduação, que utilizam as dependências do Hospital como espaço para práticas acadêmico-científicas e fonte de dados para trabalhos científicos. Para além, visando a prática de extensão universitária e benefício a comunidade do entorno, o HVU-UEMA passará a funcionar aos sábados, das 7h30 às 17h.

A decisão é parte do objetivo do HVU-UEMA para cumprir o determinado na RESOLUÇÃO Nº 1137/2016 do Conselho Federal de Medicina Veterinária e, de receber a Acreditação do Programa de Residência em Medicina Veterinária.

A Resolução trata de cenários fundamentais de aprendizagem relacionados a Hospital Veterinário de Ensino, Clínica Veterinária de Ensino e Fazenda de Ensino, para formação do Médico Veterinário, e dá outras providências. De acordo com o artigo 4, Hospital Veterinário de Ensino deve permitir o atendimento clínico e cirúrgico de animais com objetivo didático sob a responsabilidade técnica e presença permanente de docente médico veterinário, com prestação de serviços ao público interno e externo durante 24 horas.

A Acreditação dos Programas de Residência e Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária, regulamentada pelas Resoluções CFMV nº 1094/2015 e 1076/2014, tem como objetivo reconhecer a competência dos melhores cursos de treinamento em serviço oferecidos no país. O selo de qualidade emitido pelo CFMV serve como referência para profissionais que buscam programas com os mais altos padrões de capacitação, e como um estímulo para o aperfeiçoamento dos programas de aprimoramento profissional e residência. Um dos requisitos para a aquisição do selo é o funcionamento do HVU-UEMA em tempo integral.

Fonte: ASCOM HVU

Nenhum comentário:

Postar um comentário