quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Dignidade: Cartão Criança já está funcionando em São Luís


Por Jorge Aragão

Mais uma ação assertiva foi implantada pela Prefeitura de São Luís no sistema de transporte público da capital. Já está em funcionamento o Cartão Criança, benefício que vai possibilitar que crianças de 4 a 7 anos de idade usem gratuitamente o transporte público girando a catraca. A medida garante mais dignidade para as crianças, evitando que passem por baixo da catraca, ou dividido o espaço com adultos.
“Com esta ação, estamos abolindo definitivamente uma prática humilhante e constrangedora à qual eram submetidas as nossas crianças, que é o ato de passar por baixo ou por cima da catraca dos ônibus. Isso demonstra a sensibilidade e o respeito da atual gestão com o público infantil usuário do transporte coletivo da nossa cidade”, explicou o secretário de transito e transportes, Canindé Barros.
Para utilizar o cartão é necessário que o pai ou responsável realize o cadastramento biométrico. Podem ser cadastrados até dois responsáveis pela criança e os menores só poderão utilizar o serviço se estiverem acompanhados pelos responsáveis cadastrados no sistema.
O cadastro é realizado no Terminal da Integração da Cohama, mediante acompanhamento de pai ou mãe ou responsável legal. A documentação necessária para o cadastramento são o documento atualizado com foto do responsável (RG, Carteira de Habilitação ou carteira de trabalho) e CPF; Certidão de nascimento da criança ou RG e CPF, para aquelas que possuírem o documento. Até a criança completar 8 anos de idade
Conforme foi instituído por Lei Municipal, o Cartão Criança é concedido apenas a crianças de quatro a sete anos de idade. Mas o acompanhante do menor também será beneficiado e terá direito ao Cartão Responsável. Este documento poderá ser alimentado com créditos nos mesmos pontos de recargas estabelecidos para o público pagante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário