segunda-feira, 16 de março de 2015

Vigilância Sanitária Municipal vistoria condições da comercialização e instruem consumidores e feirantes


Prefeitura fiscaliza feiras para garantir qualidade do pescado
Da Redação
Agência São Luis
Com a proximidade da Semana Santa, a Prefeitura de São Luís, através da Vigilância Sanitária Municipal, está intensificando a fiscalização nas feiras e mercados da capital maranhense, com a operação Pescado Seguro. Desde o início do mês de março, os técnicos da Vigilância já percorreram várias feiras e mercados para avaliar a qualidade, o manuseio correto, a higienização e as condições de armazenamento de peixes e mariscos. A Vigilância Sanitária Municipal é vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
No último sábado (14), a operação Pescado Seguro esteve no Mercado Central de São Luís, onde encontrou uma série de irregularidades, especialmente das condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos, o que pode comprometer a qualidade dos alimentos.
A coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal, Zilmar Pontes, explica que o objetivo da Operação Pescado Seguro é garantir que os produtos cheguem à mesa da população dentro das condições adequadas para o consumo. "Essas visitas são importantes porque os técnicos não apenas fazem apreensões. Por determinação do prefeito Edivaldo, a Vigilância faz também o trabalho de orientação para que o comerciante saiba o que está incorreto e providencie as adequações", afirma.
Em todos os locais já visitados pela Vigilância Sanitária foram encontradas irregularidades e apreendidos equipamentos que estavam fora de condições de uso.Até a Semana Santa, a Semus vai intensificar o trabalho da Operação Pescado Seguro, mas orienta os consumidores a tomarem precauções na hora da COMPRA, observando as condições de higiene do local onde o pescado é comercializado e a qualidade dos produtos expostos. Outra instrução importante é quanto aos vendedores, que devem sempre usar luvas e avental de proteção, além de manter os peixes e frutos do mar protegidos do sol e de insetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário