quinta-feira, 12 de março de 2015

Operação "Bota Fora" da Semus.Faça você tambem a sua parte!

Prefeitura deflagra campanha para coleta de bagulhos volumosos em ação de combate à dengue
 
Da Redação
Agência São Luis

A Prefeitura de São Luís inicia na próxima quarta-feira (11) mais uma edição da campanha Coleta de Bagulhos Volumosos. A ação realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), tem a finalidade de recolher materiais sem utilidade, tais como pedaços de madeira e metal, móveis e eletrodomésticos quebrados, colchões velhos, entre outros, visando ao controle e combate a dengue. A campanha faz parte da Operação "Bota Fora" da Semus.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, esse trabalho é fundamental para o controle da dengue em São Luís. "No ano passado, tivemos uma expressiva redução do número de casos da doença, em comparação com 2013; por isso, o prefeito Edivaldo determinou que as ações sejam intensificadas com a participação de outras secretarias e da população, que deve ser a nossa maior aliada no combate à dengue", afirmou.

A operação começa no bairro do Tirirical, onde também serão vistoriadas as borracharias e avaliadas as condições de armazenamento dos pneus. Na quinta-feira (12), a ação chega ao Residencial Alexandra Tavares e, na sexta-feira (13), as equipes da Semus e Semosp estarão na Vila Cotia. O cronograma da operação engloba as áreas onde há maior infestação do mosquito da dengue.
"A ação também tem o objetivo de minimizar pontos de confinamento de resíduos sólidos de forma irregular", explica a coordenadora de Limpeza da Semosp, Valéria Leão. "Para o sucesso da ação os moradores devem colocar os objetos em suas calçadas antes de os caminhões da Semosp começarem o recolhimento", completa.
Serão alvos da operação, que se estenderá até o dia 28 de abril, 23 bairros da capital seguindo o seguinte cronograma: Tirirical (11); Vila Cascavel(12); Alexandra Tavares e Vila Cotia (13); Pontal da Ilha (17); São Cristovão (18 e 19); Vila Funil (24); Vila Itamar (25); Recanto Verde (26); Vila Esperança (31); Vila Sarney, Vila Industrial e Primavera (01/04); Jaracati (07/04); São Francisco de Cima (08/04); São Francisco de Baixo (09/04); Ilhinha e Ana Jansen (14/04); Sacavém (15/04); Bom Jesus (16 e 17/04); Vila Conceição/Coroadinho(22/04); Coroadinho (23 e 24/04); Coheb Sacavém(28/04).

OPERAÇÃO BOTA FORA
A campanha Coleta de Bagulhos Volumosos integra a operação Bota Fora, de combate à dengue da Prefeitura de São Luís. Através do trabalho conjunto da Semus e da Semosp, os moradores estão recebendo orientações para evitar a criação de condições favoráveis ao mosquito transmissor da doença e também a retirada de entulhos que possam servir de criadouros.
Nas visitas domiciliares, os agentes de combate à dengue fazem minuciosa verificação de locais onde há acúmulo de água, realizam tratamento nos focos do mosquito e orientam os moradores a manter limpeza dos reservatórios de água. Os moradores também recebem orientações sobre como evitar o acúmulo de lixo e o descarte correto de objetos inservíveis, que são recolhidos pelos caminhões da Semosp.
Somente este ano, a Operação Bota Fora já atuou em 59 localidades da capital maranhense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário