quarta-feira, 25 de março de 2015

TECNOLOGIA E QUALIDADE,SEMUS É SINONIMO DE MELHORIA DA SAUDE NA CAPITAL!


Prefeitura consolida melhoria da atenção básica por meio do e-SUS
A Prefeitura de São Luís consolidou nas últimas semanas o processo de informatização das unidades de saúde da rede municipal com o objetivo de ampliar a qualidade do atendimento à população. Para possibilitar a implantação do e-SUS Atenção Básica, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) incrementou a estrutura física das redes de computadores nas unidades básicas e centros de saúde da cidade.
No total, foram distribuídos mais de 100 novos computadores em unidades nos sete distritos sanitários (Bequimão, Centro, Cohab, Coroadinho, Itaqui-Bacanga, Tirirical e Vila Esperança). "Por determinação do prefeito Edivaldo, estamos implementando a informatização das unidades de saúde na cidade. Isso nos dará um controle maior das ações executadas nos distritos e poderemos adequar os serviços às reais demandas da comunidade", destacou secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe.
O Ministério da Saúde aponta entre as vantagens do e-SUS Atenção Básica a verificação do histórico de consultas e procedimentos clínicos dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), além da ampliação do diagnóstico de cobertura dos atendimentos da rede pública e o conhecimento, com mais eficácia, das reais necessidades de cada localidade.
Os cem novos computadores das unidades estão interligados, via rede, com as respectivas superintendências responsáveis por cada área. Com base nesta organização, os computadores das superintendências são conectados a um servidor central, na própria sede da Semus, que, com a junção dos dados fornecidos, constituirão o Sistema de Informação em Saúde da Atenção Básica (Sisab).
Outro objetivo do e-SUS é consolidar o Cartão SUS em toda a rede e possibilitar a execução do Telessaúde Brasil Redes – do Ministério da Saúde, que tem como objetivo ampliar a resolutividade da Atenção Básica.
Além da estrutura física, desde agosto do ano passado, a Semus promove turmas de capacitação de digitadores que deverão fazer uso do e-SUS, nos próximos meses. No total, mais de 200 pessoas já foram qualificadas para o manuseio do e-SUS na estrutura administrativa interna da pasta e receberam certificado. A Semus prevê que até junho deste ano toda a rede do e-SUS esteja consolidada.
ESTRATÉGIA
O e-SUS Atenção Básica é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário