sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Saúde Mental e questão de saude Pública! Compartilhe essa ideia!


Prefeitura oferece atendimento em saúde mental para crianças e adolescentes 
 
Da Redação
Agência São Luis

Crianças e adolescentes até os 18 anos de idade, com limitações mentais ou que utilizem substâncias ilícitas, estão sendo atendidas no Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSi), mantido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). A unidade conta atualmente com 25 pacientes.
A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, diz que a atenção voltada à saúde mental de crianças e adolescentes e seu reconhecimento como uma questão de saúde pública têm sido priorizados na gestão do Prefeito Edivaldo. "Seguimos a política de ampliar os serviços e qualificar a assistência prestada a esse público infanto-juvenil, na perspectiva de promover saúde, inserir o usuário no meio social e reabilitá-lo", afirmou.
Para ter acesso ao serviço do CAPSi, o usuário deve levar o documento de identificação e o cartão SUS. Ao chegar à unidade o paciente será recebido pelo corpo de profissionais e submetido a uma série de avaliações físicas e psicológicas. Dependendo do diagnóstico, inicia tratamento, a base de medicamentos e psicoterapias.
A mãe de um dos pacientes atendidos atualmente pelo CAPsi, que tiveram as identidades preservadas, parabenizou a Prefeitura pela oferta do serviço. "É importante saber que a gente, diante de um problema tão grave de família, pode contar com o apoio da gestão pública", disse.
O CAPSi tem uma equipe de profissionais composta por psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, psicopedagogos, pedagoga, pediatra, psiquiatra, enfermeiros, fisioterapeutas, agentes administrativos e técnicos de enfermagem. Os profissionais lotados na unidade foram escolhidos por meio do último seletivo, organizado pela Prefeitura.
A diretora do CAPSi, Janicelma Fernandes, destaca as vantagens do tratamento ambulatorial. "A assistência à saúde mental na infância e adolescência tem complexidades próprias, mas o nosso trabalho busca estimular um ambiente facilitador e acolhedor, com várias modalidades de tratamento e, principalmente, envolvendo a família", afirmou.
O horário de atendimento do CAPSi, que funciona na Rua H, quadra F, casa 5, Jardim Atlântico (Turu), é de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 14h às 17h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário