quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Mais uma Ação em prol da Saúde do trabalhador.


Prefeitura promove ação de saúde preventiva com trabalhadores
Da Redação
Agência São Luis
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou nesta quarta-feira (25) uma ação em referência ao Dia Internacional de Conscientização sobre as Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), comemorado no dia 28 deste mês. O público alvo foi um grupo de trabalhadores de uma fábrica do Distrito Industrial onde mais de mil atendimentos foram prestados.
A ação foi coordenada pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Prefeitura de São Luís. Profissionais da área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional deram orientações aos funcionários sobre como evitar as LER/DORTs, com demonstrações de exercícios aos participantes.
A atenção à saúde do trabalhador é uma das diretrizes da atual gestão municipal, conforme explicou a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe. "Esforços demasiados e repetitivos, devido à carga de trabalho, podem resultar no desenvolvimento de doenças; por isso, temos ações específicas para prevenção desses problemas, conforme determinação do prefeito Edivaldo em qualificar a assistência de saúde oferecida ao trabalhador", afirmou.
Durante as ações, os trabalhadores passaram também por um circuito de saúde montado especificamente para o evento, que ofereceu serviços como vacinação, aferição da pressão arterial, testes de glicemia, orientação nutricional, medição de altura e peso corporais, dentre outros.
Francisco Dias, um dos funcionários da empresa, foi atendido na ação. "A gente se sente muito bem quando, no local do nosso trabalho, a gente pode dar uma paradinha para cuidar da saúde", disse.
A Prefeitura possui o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST Regional), que é um órgão de atenção especializada em saúde do trabalhador, com serviços voltados para a promoção da saúde e qualidade de vida no trabalho, bem como à assistência a trabalhadores vitimados por alguma patologia ocupacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário