quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Semus promove Dia D de controle da Dengue e Febre Chikungunya!!!



Por: Jeisael Marx

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realiza no próximo sábado (7), o Dia D de mobilização para o controle da Dengue e Febre Chikungunya na capital maranhense, conforme orientação do Ministério da Saúde.


O evento terá concentração a partir das 8h30 na Praça Deodoro e na Cidade Olímpica, além de atividades nos sete distritos da cidade (Centro, Coroadinho, Cohab, Bequimão,Tirirical, Vila Esperança e Itaqui-Bacanga).

Entre as ações a serem realizadas estão visitas de agentes de saúde em residências para controle de focos e recolhimento de objetos que sirvam para acúmulo de água e possam se transformar em criadouros do mosquito Aedes Aegypti. As ações incluem ainda panfletagem nos Terminais de Integração e orientação sobre a prevenção da dengue e da febre chikungunya. A Semus vai realizar também uma fiscalização especial em borracharias, que poderão receber o Selo Legal, se atenderem aos requisitos de acondicionamento de pneus.

Segundo a Semus, em 2014 houve uma redução de 17% nos casos de dengue, em relação a 2013.

Recentemente o Ministério da Saúde anunciou a capital maranhense como uma das 10 cidades do país que serão referência no Plano de Contingência de Estudo para o controle da dengue, doença que teve 928 casos notificados em 2014, em São Luís.

Dengue
A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. O seu principal vetor de transmissão é o mosquito Aedes aegypti que se multiplica em depósitos de água parada acumulada nos quintais e dentro das casas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente com a dengue em mais de 100 países de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da dengue.
Embora pareça pouco agressiva, a doença pode evoluir para a dengue hemorrágica e a síndrome do choque da dengue, caracterizadas por sangramento e queda de pressão arterial, o que eleva o risco de morte. A melhor maneira de combater esse mal é atuando de forma preventiva, impedindo a reprodução do mosquito.

Febre Chikungunya

Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus.
Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.





Nenhum comentário:

Postar um comentário