sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Gustavo da Costa tenta eleger Walter Canales a reitor e herdeiro de sua gestão desastrosa

A Universidade Estadual do Maranhão - UEMA está passando pelo processo eleitoral para a escolha do próximo reitor que vai administrar a instituição. O atual reitor Gustavo Pereira da Costa tem uma chapa encabeçada por Walter Canales, que segundo ele, continuaria com o trabalho de sua gestão.

Porém, é importante lembrar que durante o tempo que Gustavo ficou à frente do comando, a UEMA passou por períodos de total descaso.

Em 2019, Gustavo deixou os estudantes sem o restaurante universitário por um período por falta de pagamento de fornecedores, na época o R.U. só foi reaberto após denúncias da comunidade acadêmica e da imprensa que repercutiu esse escândalo.

Nesse mesmo período, seu aliado político, o ex-(des)governador comunista/socialista Flávio Dino - PSB, que estava no comando do Palácio dos Leões, fazia investimentos na UEMASUL, enquanto diversas obras estavam paralisadas e com serviços prejudicados, e olha que nem tinha pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).


Claro que é importante investimento em outras instituições de ensino superior estadual, mas o Gustavo, munido de sua autoridade, não poderia ter deixado o campus da UEMA em São Luís a ver navios, ele deveria ter pleiteado junto ao governador que liberasse os recursos necessários para a continuidade das obras.

Flávio Dino virou as costas para a universidade estadual por muito tempo, tanto no campus São Luís quanto em diversos campi no interior do estado, que tinham obras paralisadas por falta de recursos. No campus de Balsas, houve licitação e foi dada Ordem de Serviço para que no ano de 2019 não havia sido iniciada. Em São Luís, no campus Paulo VI, muitas obras paradas nesse período, como os serviços de construção do prédio do curso de Engenharia da Computação, do anexo do Centro de Ciências Sociais Aplicadas. O prédio do curso de Administração largado, e os de Matemática e Física que demoraram anos para ficarem prontos, tudo pelo descaso de Dino e Gustavo.

Antes de deixar o cargo, Dino fez algumas pequenas inaugurações, o que não passou de enganação técnica e política, agora Gustavo Pereira tem feito a mesma coisa.

Agora o atual reitor tenta eleger Walter Canales como seu herdeiro político dentro da instituição, mas a UEMA precisa ser tratada com respeito e prioridade por um reitor que priorize a educação, e não alardeada nos discursos e longe da prática.

Pelo o que temos visto dentro da universidade, estudantes, professores e técnicos administrativos não veem Walter Canales com as qualidades para chefiar a administração dessa tão importante instituição de ensino superior do nosso estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário