sábado, 18 de setembro de 2021

Prefeitura de São Luís promoverá evento em programação do Circuito Urbano 2021 da ONU

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe), foi selecionada para participar do Circuito Urbano 2021, na categoria Cidades Inclusivas e Justas, um programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), que estimula o debate sobre como tornar a vida nas áreas urbanas melhor. O órgão municipal promoverá em outubro o webinário "Justiça Social e Desenvolvimento Sustentável: Políticas Públicas para Ação Climática", sendo a única do Maranhão selecionada dentre as 207 submissões de todo o país.


“Participar de uma rede de diálogos e experiências de boas práticas sustentáveis, é um importante indicativo de que estamos acertando na abordagem e estratégias adotadas pela gestão do prefeito Eduardo Braide para tornar São Luís humana, sustentável e inteligente”, pontuou a secretária da Semispe, Verônica P. Pires.

O Circuito Urbano é uma iniciativa da ONU para dar visibilidade e apoio institucional a eventos organizados por diversos atores em todo o país, com o intuito de promover o debate sobre os temas do Outubro Urbano de cada ano. Esta é a quarta edição do evento e acontecerá de forma virtual, com eventos on-line ao vivo ou gravados previamente, devido à pandemia.

Para promover o debate sobre os temas do Outubro Urbano, o escritório do ONU-Habitat no Brasil criou, em 2018, o Circuito Urbano: uma iniciativa para dar visibilidade e apoio institucional a eventos organizados por diversos atores em todo o país. Desde então, a iniciativa já apoiou a realização de aproximadamente 400 eventos. A primeira edição focou nas temáticas “Gestão Municipal de Resíduos Sólidos” e “Construindo cidades sustentáveis e resilientes”. A segunda edição teve como tema “Cidades Inovadoras e Inclusivas”. A terceira edição foi totalmente virtual, com 186 eventos ao vivo ou gravados, com o tema “Cidades Pós-Covid-19: Diálogos entre o Brasil e a África lusófona”.

ONU-Habitat

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) é a agência das Nações Unidas responsável por promover o desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo para todos. Anualmente, durante todo o mês de outubro, o ONU-Habitat estimula que países, cidades, comunidades, indivíduos e instituições debatam sobre como tornar a vida nas áreas urbanas melhor para todas e todos, e por isto o mês é conhecido, globalmente, como Outubro Urbano.

O mês se inicia com o Dia Mundial do Habitat na primeira segunda-feira do mês, 4 de outubro deste ano, e se encerra com o Dia Mundial das Cidades, em 31 de outubro. O Outubro Urbano busca dar visibilidade e estimular o debate acerca da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que foram adotados pelos 193 estados-membros da ONU em 2015.

(Prefeitura de SLZ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário