quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Câmara realizará amanhã (23) audiência pública com tema “Mobilidade Urbana da MA-203: desafios do trânsito metropolitano”

Evento foi proposto por Daniel Oliveira (PL) com objetivo de detalhar projeto de mobilidade urbana da MA-203 e solucionar problemas atuais da rodovia

A Câmara de São Luís realizará amanhã (23), às 10h, audiência pública intitulada “Mobilidade Urbana da MA-203: desafios do trânsito metropolitano”. O evento acontecerá de forma híbrida e poderá ser acompanhado ao vivo pela população por meio do site institucional e do canal da Casa Legislativa no YouTube.

A realização da audiência pública foi proposta pelo vereador Daniel Oliveira (PL), através do Requerimento nº 1525/21, e teve aprovação unânime do plenário. Segundo o parlamentar, um dos motivos que o levaram a elaborar a proposição foi a ocorrência de graves acidentes de trânsito, inclusive com vítimas fatais, na MA-203 neste mês.

A demora pela conclusão das obras de implantação do modal Bus Rapid Transit – BRT (Ônibus de Trânsito Rápido) e os transtornos causados por elas a motoristas e pedestres que trafegam pela Estrada do Araçagy também contribuíram para a elaboração da proposição.

“As obras deveriam durar dois anos: de 2014 à 2016. No entanto, já estamos em 2021 e até o momento elas não foram concluídas. Isto tem causado transtornos a motoristas e pedestres e, inclusive, tem feito vítimas. Então, precisamos discutir essa situação”, explicou Daniel Oliveira.

Objetivo – O parlamentar liberal acrescentou que, por meio da realização da audiência pública, visa dialogar com as principais instituições responsáveis pelo Trânsito para que haja detalhamento do projeto de mobilidade urbana da MA-203 e resolução das problemáticas que existem atualmente na Estrada do Araçagy.

“A audiência é importante porque é um meio que temos para discutir o tema e prestar informações à sociedade. Vamos buscar saber das autoridades competentes como está o andamento das obras, quais valores já foram investidos e quanto ainda será necessário para finalizá-las. Também é um dos principais objetivos saber qual o prazo de entrega das obras. É preciso saber se os investimentos que estão sendo feitos nas obras serão revertidos em benefício para a população”, assinalou Daniel Oliveira.

Segundo o parlamentar, a área em que está localizada a MA-203 é uma das mais populosas da região metropolitana de São Luís. Por isso, a discussão sobre a mobilidade urbana da região poderá ter extremo impacto socioeconômico nas comunidades.

Convidados – Para o evento, o vereador Daniel Oliveira convidou os demais parlamentares da Casa; o presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos, Daniel Melo Soares Pinho de Carvalho; o secretário municipal de Trânsito e Transporte, José Cláudio Costa Ribeiro; a coordenadora do Serviço Travessia, Isabelle Passinho; o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Carlivan Braga; o defensor geral da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, Alberto Bastos; o coordenador das Comissões da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão, Ivaldo Praddo; membros do Ministério Público do Estado do Maranhão, o deputado federal Josimar Maranhãozinho, a deputada estadual Detinha e o vereador de São José de Ribamar Aldiran Guerreiro.

(Câmara de SLZ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário