sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

MINISTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA VOLTA AO MARANHÃO

Nesta sexta-feira (05), o ministro de Ciências e Tecnologia, Marcos Pontes, retorna ao Maranhão e no encontro com deputados federais e empresários, o assunto principal será a Base de Alcântara.


O encontro acontecerá na sede Federação das Indústrias do Estado do Maranhão -(Fiema) e será avaliado o Programa de Desenvolvimento Integrado do Centro Espacial de Alcântara (PDI-CEA), que tem objetivo de desenvolver a infraestrutura da região, além de criar os modelos de negócios que incentivem as atividades espaciais.

A inciativa de Marcos Pontes é assegurar o Acordo de Salvaguardas, entre Brasil e EUA. O acordo permite que o Brasil lance, comercialmente, objetos espaciais de qualquer país que tenham componente americano.

A preocupação é pelo fato do novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ter recebido, esta semana, um dossiê que pede o congelamento de acordos, negociações e alianças políticas com o Brasil, dentre eles o do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), enquanto Jair Bolsonaro estiver na Presidência da República. Sobre o projeto aeroespacial de Alcântara, o documento faz menção às ameaças sofridas por famílias quilombolas que habitam áreas próximas ao Centro e que devem ser remanejadas, “por medidas de segurança”.

Por Jorge Aragão

Nenhum comentário:

Postar um comentário