terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

IDOSA E 80 CÃES QUE VIVEM EM SUA CASA RECEBEM CUIDADOS DA UVZ E OUTROS ÓRGÃOS EM AÇÃO CIVIL PÚBLICA


Na manhã de hoje (23/02) ocorreu a ação conjunta para atenção e cuidados da Sra. Camélia através de uma ação civil pública proposta pela 1ª Promotoria de Defesa da Pessoa Idosa, para resguardar a idosa, acumuladora de cães, que reside no bairro COHASERMA para o reconhecimento do ambiente e retirada parcial dos cães que se dará de 20 em 20 dias.


Primeiramente à SEMUS realizou o atendimento e apoio à idosa. Os demais órgãos e entidades auxiliaram na identificação e retirada desses animais.

Participaram da ação também as Promotorias Meio Ambiente e de Defesa da Pessoa Idosa, SAMU, Polícia Militar do Maranhão, Conselho de Medicina Veterinária do Maranhão, Unidade de Vigilância em Zoonoses, SEMCAS, OAB-MA.

Na residência haviam 80 cães em situação degradante por conta do acúmulo, nessa primeira fase foram recolhidos ao todo quinze animais, após serem levados a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), vinculada diretamente à Secretaria Municipal de Saúde, um deles foi diagnosticado com leishmaniose visceral canina.


Depois que esses animais passarem por cuidados veterinários que devem durar de 10 a 20 dias, eles devem ser entregues para adoção, a UVZ vai receber entre 10 a 15 animais por vez até que todos sejam atendidos.


A ação visou atender a comunidade que percebeu a nítida situação do acúmulo desses animais, bem como dar a apoio interdisciplinar a idosa.

Abaixo, vídeos da situação na casa da idosa:





Nenhum comentário:

Postar um comentário