terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Projetos sobre inclusão de eventos religiosos no calendário de São Luís tramitam na Câmara

Proposições são de iniciativa dos vereadores Álvaro Pires e Ribeiro Neto, ambos do PMN

Pelo menos dois projetos de lei tramitam na Câmara de São Luís com o intuito de incluir eventos religiosos no calendário oficial de São Luís. Um deles é de autoria do vereador Álvares Pires (PMN) e o outro foi elaborado pelo parlamentar Ribeiro Neto (PMN).

Pires é autor do PL n.º 321/21 e pretende incluir no calendário oficial da capital maranhense “A Madrugada da Bênção”, no último sábado do mês de julho. No documento, o parlamentar explicou os motivos que o levaram a elaborar a propositura.

“O Ministério Fogo Santo realiza há mais de 10 anos, em São Luís, a maior vigília do estado do Maranhão, nomeada de ‘A Madrugada da Benção’. Mais de 20 mil pessoas se reúnem na área externa do estádio Governador João Castelo Ribeiro Gonçalves para glorificar e exaltar o nome do Senhor. O evento já é uma referência no calendário do Maranhão e vários cristãos evangélicos de muitas denominações aguardam ansiosamente a data da grande vigília”, explicou Álvaro Pires.

Já o parlamentar Ribeiro Neto é autor do PL n.º 325/21 que visa à inclusão do “Festejo da Igreja Nossa Senhora de Belém Igaraú” no calendário oficial de São Luís. Segundo a proposição, o evento religioso será comemorado anualmente no último domingo do mês de janeiro.

No documento, Neto faz um resgate histórico do Festejo ao explicar que a realização dele resgata o fato de que três índios que habitavam a localidade encontraram uma santa em uma grande pedra e, posteriormente, construíram uma capela para ela. No PL, também é explicado que o local em que a santa foi encontrada se tornou um lugar de cura de enfermidades.

“Há mais de 200 anos a comunidade de Igaraú, localizada na zona rural de São Luís, carrega consigo uma cultura deixada por seus antepassados. Hoje já estamos na 6ª geração que aborda essa cultura. Registro o fato que a santa encontrada foi intitulada como Nossa Senhora de Belém e que ela se tornou a padroeira da comunidade Igaraú. Todos os anos, em janeiro, é realizada a festa em honra à Nossa Senhora de Belém naquela comunidade. No dia 1º de janeiro realizamos o retiro à Pedra Grande. No penúltimo domingo do mesmo mês realizamos o levantamento do mastro em frente à igreja católica da comunidade, mas a festa da padroeira termina no 1º domingo de fevereiro na Pedra Grande. Durante todo o mês, são realizadas ladainhas, missas e celebrações na igreja de Nossa Senhora de Belém”, explicou Ribeiro Neto no PL.

SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário