segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Projeto do vereador Gutemberg Araújo propõe equipe médica em creches

 O objetivo é atuar na prevenção de doenças infantis a partir do oferecimento de atendimentos médicos

Cuidado permanente à saúde das crianças e medida para prevenção de doenças na rede de creches do município. Com esse mote, o projeto de lei nº 309/21, de autoria do vereador Dr. Gutemberg (PSC), propõe a implantação do programa Médico nas Creches. A iniciativa deve estar presente em todas as creches municipais de São Luís. O projeto está em tramitação na Câmara.

O Médico nas Creches vai atuar na prevenção de doenças infantis, a partir do oferecimento de atendimento médico em todas as instituições deste segmento, da rede municipal. Cada equipe será composta por um pediatra, um enfermeiro e um técnico em enfermagem para realizar a avaliação ponderal. Nesse conjunto de atendimentos, está incluído medição de peso e altura, avaliação nutricional, atualização de vacinas e orientações preventivas de diversas doenças.  

“A iniciativa propõe uma atuação de corpo profissional da saúde às crianças das creches municipais para diminuir o aparecimento de doenças que atinjam este público, promovendo assim, seu bem-estar. De forma coletiva, crianças de até três anos ficam expostas em ambientes fechados, o que contribui para a proliferação de doenças infecciosas e desperta preocupação para um serviço de saúde adequado. Embora existam modalidades de atendimento de saúde em creches, algumas não dispõem de um serviço completo. E é isso que nosso projeto quer garantir”, frisou o vereador Gutemberg Araújo. 

Os atendimentos serão mensais, programados em datas específicas e informadas aos pais e responsáveis. A divulgação do programa poderá ser feita ainda por meio de cartazes nos murais das escolas e demais órgãos públicos. O projeto já foi encaminhado às comissões de Justiça, Saúde, Educação e Orçamento.

SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário